terça-feira, 24 de novembro de 2015

NORA NEY - Arte Tumular - 414 - Cemitério da Saudade, Sulacap, Rio de Janeiro





Local: Cemitério da Saudade, Sulacap, Rio de Janeiro





PERSONAGEM
Nora Ney, nome artístico de Iracema de Sousa Ferreira, (Rio de Janeiro, 20 de março de 1922 — Rio de Janeiro, 28 de outubro de 2003) foi uma cantora brasileira.
Morreu aos 82 anos de idade.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Aprendeu a tocar violão sozinha e, para incentivá-la, seu pai a presenteou com o instrumento. Familiarizava-se com o mundo da música frequentando assiduamente programas de rádio e de auditório.

Dona de uma voz grave, começou a carreira em 1950 e em 1953 já era uma das grandes divas do rádio, interpretando Dorival Caymmi, Noel Rosa, Ary Barroso, entre outros. Em 1952 gravou pela Continental seu primeiro LP, Menino Grande.

Ao lado de Maysa Matarazzo, Ângela Maria e Dolores Duran, consagrou-se como uma das maiores intérpretes do samba-canção (gênero surgido na década de 1930). O samba-canção é comparado ao bolero, pela exaltação do amor romântico ou pelo sofrimento de um amor não realizado.

Foi casada duas vezes, o primeiro não durou muito e nem teve filhos nesse matrimônio. Seu segundo casamento foi com o cantor Jorge Goulart. A filha do casal, Vera Lúcia, se tornou Miss Mundo Brasil em 1963. Devido à atuação política de Goulart no Partido Comunista, teve que se autoexilar depois do Golpe de 1964, ou seja, morou em outros países com a filha e o marido.

Vídeo: Aline Lima

DISCOGRAFIA
Canta Nora Ney (1955)
Eu Sou Nora Ney e Canto (1957)
Nora Ney (1958)
Ninguém me Ama (1960)
Mudando de Conversa (1968)
Tire seu Sorriso do Caminho, que Eu Quero Passar com a Minha Dor (1972)
Jubileu de Prata - Nora Ney e Jorge Goulart (1977)
Meu Cantar É Tempestade de Saudade (1987)

MORTE
Morreu  aos 82 ano em razão de falência múltipla dos órgãos. Ela estava internada há três meses no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro.

Fonte:pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales
Anterior
Próximo

hrubiales@gmail.com

Um comentário:

  1. Foi uma contralto coloratura [ na época a papagaiada nem sabia o que era isso], também uma exímia estudante ROSACRUZ, poderão constatar em algumas fotos suas que a mesma usava uma anel que a identificava como SÓROR ROSACRUZ.

    Uma belíssima dama, discreta e sábia.

    Fui tomar um cafezinho enquanto posso andar.

    João Batista

    ResponderExcluir