sexta-feira, 14 de agosto de 2009

LUIGI CHIAFARELLI - 66 (EUTERPE) - Arte Tumular - Cemitério da Consolação, São Paulo








ARTE TUMULAR


Base tumular em granito rústico retangular, com outras duas bases em níveis diferentes, onde em uma delas está as inscrições do maestro. Na base retangular baixa, ergue-se uma escultura em bronze , feita em 1926, representando Euterpe, a doadora de prazeres do grego “ eu” (bom, bem) e ” terpe” (dar prazer), foi uma das nove musas da mitologia grega, filha de Zeus e Mnemósine. Era a musa da música. A musa é representada aqui, no despojamento de uma nudez que torna mais intenso o sentido da dor e do choro. Euterpe debruça-se sobre o tumulo do maestro com as duas mãos no rosto, tentando romper o planto, enquanto as suas duas tranças pendem para baixo (infelizmente as tranças da escultura foram quebradas por vândalos). Aos seus pés uma lira sobreposta no tumulo como alegoria à música.
TITULO DA OBRA: Euterpe (mitologia grega)
AUTOR: Nicola Rollo (Bari, Itália,1889-São Paulo, 1970) O vigor expressionista do artista mostra que a arte é sobretudo emoção, é o que nos transmite a escultura.
LOCAL: Rua 11, Terreno 36, Cemitério da Consolação, São Paulo
Fotos: Roberto Ripoli
Descrição tumular:Helio Rubiales

PERSONAGEM
Luigi Chiafarelli (Isernia, Itália, 2 de setembro de 1856 – São Paulo,16 de junho de 1923), músico, pianista , maestro e professor radicado no Brasil.
Morreu aos 67 anos de idade.
BIOGRAFIA
Chiaffarelli foi um dos maiores professores de piano que o Brasil jamais teve. Descendia de uma família de músicos. Avô, pai, tios, irmãos, todos professavam música. Seu pai foi o primeiro professor, representante da escola napolitana do piano. Muito cedo, ingressou Chiaffarelli na vida musical. Regeu bandas e orquestras, compôs à. vontade, porém o pianoforte constituiu sua autêntica e incoercível vocação artística. Em Bolonha, sob a pedagogia de Gustavo Toffano (1844-1899), estudou afincadamente, enquanto Siegmund Lebert (1822-1884), professor do Conservatório de Música de Estugarda, Alemanha, autor de um célebre "Grande Mëthode du Piano" , tornou-se influência decisiva em sua carreira. Bacharel em Letras, professor de italiano, francês, alemão, Chiaffarelli dominava treze idiomas. Aportou ao Brasil a 15 de agosto de 1880, radicando-se definitivamente em São Paulo.
Dentre outras foi professor das consagradas pianistas Guiomar Novaes e Antonieta Rudge
MORTE
Morreu em São Paulo no dia 16 de junho de 1923
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales
Anterior
Próximo

hrubiales@gmail.com

Um comentário:

  1. Ha Alguma noticia dos descendentes do maestro? Por acaso ele tinha um filho médico com o mesmo sobrenome do pai?

    Agradeço se houver alguma resposta.

    ResponderExcluir