ARTE TUMULAR
Base tumular em granito rústico retangular, com outras duas bases em níveis diferentes, onde em uma delas está as inscrições do maestro. Na base retangular baixa, ergue-se uma escultura em bronze , feita em 1926, representando Euterpe, a doadora de prazeres do grego “ eu” (bom, bem) e ” terpe” (dar prazer), foi uma das nove musas da mitologia grega, filha de Zeus e Mnemósine. Era a musa da música. A musa é representada aqui, no despojamento de uma nudez que torna mais intenso o sentido da dor e do choro. Euterpe debruça-se sobre o tumulo do maestro com as duas mãos no rosto, tentando romper o planto, enquanto as suas duas tranças pendem para baixo (infelizmente as tranças da escultura foram quebradas por vândalos). Aos seus pés uma lira sobreposta no tumulo como alegoria à música.
TITULO DA OBRA: Euterpe (mitologia grega)
AUTOR: Nicola Rollo (Bari, Itália,1889-São Paulo, 1970) O vigor expressionista do artista mostra que a arte é sobretudo emoção, é o que nos transmite a escultura.
LOCAL: Rua 11, Terreno 36, Cemitério da Consolação, São Paulo
Fotos: Roberto Ripoli
Descrição tumular:Helio Rubiales
PERSONAGEM
Morreu aos 67 anos de idade.
BIOGRAFIA
Chiaffarelli foi um dos maiores professores de piano que o Brasil jamais teve. Descendia de uma família de músicos. Avô, pai, tios, irmãos, todos professavam música. Seu pai foi o primeiro professor, representante da escola napolitana do piano. Muito cedo, ingressou Chiaffarelli na vida musical. Regeu bandas e orquestras, compôs à. vontade, porém o pianoforte constituiu sua autêntica e incoercível vocação artística. Em Bolonha, sob a pedagogia de Gustavo Toffano (1844-1899), estudou afincadamente, enquanto Siegmund Lebert (1822-1884), professor do Conservatório de Música de Estugarda, Alemanha, autor de um célebre "Grande Mëthode du Piano" , tornou-se influência decisiva em sua carreira. Bacharel em Letras, professor de italiano, francês, alemão, Chiaffarelli dominava treze idiomas. Aportou ao Brasil a 15 de agosto de 1880, radicando-se definitivamente em São Paulo.
Dentre outras foi professor das consagradas pianistas Guiomar Novaes e Antonieta Rudge
MORTE
Morreu em São Paulo no dia 16 de junho de 1923
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales
Ha Alguma noticia dos descendentes do maestro? Por acaso ele tinha um filho médico com o mesmo sobrenome do pai?
ResponderExcluirAgradeço se houver alguma resposta.