TEMÁTICA

Este espaço destacará o túmulo de personalidades famosas do meio artístico e histórico- cultural, sem qualquer conotação político-partidária ou religiosa doutrinária.


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades famosas. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural brasileiro. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.

“MEMENTO, HOMO, QUÍA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS.

“Lembra-te, ó homem, de que és pó e ao pó has de voltar.”

segunda-feira, 1 de maio de 2017

SABBADO D'ANGELO - Arte Tumular - 384 - Cemitério da Consolação, São Paulo






ARTE TUMULAR
Magnífico conjunto escultórico em granito negro e bronze dividido em três níveis. Partindo de uma base tumular em granito negro polido onde destaca-se em letras de bronze o nome da familia, erguem-se três conjuntos escultóricos em bronze. Na parte central uma figura masculina com uma guirlanda junto ao peito e a outra mão estendida para uma figura feminina sentada aos seus pés. Do lado direito uma escultura feminina representando a figura de uma mãe, sentada com um bebê sentado no seu colo. Logo atrás um figura feminina com as mãos sobrepostas contra o peito e com a cabeça ligeiramente erguida como se orasse. Do lado esquerdo, uma figura feminina consola outra sentada aos seus pés com profundo sentimento de dor. Esse conjunto todo tem a representatividade da família. Logo atrás do conjunto estatuário ergue-se uma cruz de granito com um Cristo em bronze crucificado. Outra base de granito ladeada por flores em bronze, sustenta quatro colunas, que por sua vez sustenta outra base onde estão as esculturas de dois anjos alados mensageiros. Um deles com uma 

Local: Cemitério da Consolação, São Paulo
Rua 37 - Terreno 22
Autor: Vicente de Laroca
Fotos: picasaweb.google.com/artesacra
            http://www.saopauloantiga.com.br/casarao-de-sabbado-dangelo/
Descrição tumular: Helio Rubiales



PERSONAGEM
Sabbado D’Angelo, Industrial e empresário paulista

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Era dele a Sudan, uma das maiores indústrias brasileiras de tabaco. Em uma época que não haviam as restrições e proibições que são impostas ao fumo, seus cigarros eram dos mais queridos e consumidos na São Paulo antiga. Algumas de suas marcas eram sinônimos de enorme sucesso de vendas, como o “Diamante Negro”, que homenageava o então jogador Leônidas. Hoje as embalagens do cigarro “Diamante Negro”, bem como outras produzidas pela Sudan são disputadas apor colecionadores.

MORTE
O Comendador Sabbado D`Angelo faleceu na década de 30

Fonte: São Paulo Antiga
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário