domingo, 21 de julho de 2013

CARMÉLIA ALVES - Arte Tumular - 241 - Cemitério da Pechincha, Jacarepaguá, Rio de Janeiro





Local: Cemitério da Pechincha, Jacarepaguá, Rio de Janeiro


PERSONAGEM
Carmélia Alves Curvello (Rio de Janeiro, 14 de fevereiro de 1923 - 3 de novembro de 2012) foi uma cantora brasileira, nomeada por Luís Gonzaga a "Rainha do Baião".
SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Filha de nordestinos, a carioca cresceu ouvindo os ritmos da região, e, nos anos 50, ganhou o título de Rainha do Baião, na Rádio Nacional, pela interpretação de músicas de compositores como Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira e gravações com instrumentistas como o acordeonista paraibano Sivuca, a quem "descobriu" no Recife e trouxe para o Rio de Janeiro. Carmélia Alves Curvello começou cantando Carmen Miranda, sua grande inspiração, nos anos 40. Foi eleita "a melhor crooner do Rio" quando fazia shows no Hotel Copacabana Palace, o palco mais elegante da cidade. Participou dos mais importantes programas das rádios Mayrink Veiga e Nacional, além de filmes, e gravou com os conjuntos de Benedito Lacerda e Severino Araújo. Fez sucesso na década de 1950 com Sabiá na gaiola.

Reconhecida no Brasil e na América Latina, vendeu milhares de cópias, o que obrigou a gravadora Continental de Buenos Aires a abrir outra filial para conter a venda tão grande. Ganhou todos os prêmios importantes da época, que estão expostos em um museu. Foi croone da boate do hotel Copacabana Palace e cantou sambas no estilo de Carmem Miranda. Foi integrante do grupo "Cantoras do Rádio", formado em 1988, ao lado das amigas Ellen, Violeta e Carminha. O baião "Sabiá na Gaiola" (Hervé Cordovil/ Mário Vieira) lhe deu sucesso nacional, e os LPs que viriam (mais de 50, vários por ano) lhe consagraram como uma das intérpretes mais populares do País na época. A "corte do baião" era então formada por Gonzaga, o rei, ela e Claudette Soares, a princesa. Mas Carmélia também cantava sambas, frevos, polcas, chulas e marchas. Com o marido, o cantor Jimmy Lester, fez seguidas turnês internacionais. Eles foram casados por mais de 50 anos e não tiveram filhos.
LP COM LUIZ GONZAGA
Em 1977, Carmélia e Luiz Gonzaga fizeram um show para 3 mil pessoas no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, em que cantaram os maiores clássicos da música nordestina. Do encontro, nasceu o LP "Luiz Gonzaga e Carmélia Alves".
DOCUMENTÁRIO "CANTORAS DO RÁDIO"
A morte do marido Jimmy, em 1998, fez Carmélia cair em depressão, mas nos anos 2000 ela retornou aos palcos com Ellen, Violeta Cavalcanti e Carminha Mascarenhas no show Cantoras do rádio - Estão voltando as flores. Em 2008, Carmélia estrelou o documentário "Cantoras do Rádio", que prestou uma homenagem a 10 artistas femininas que se destacaram entre os anos 30 e 50 no rádio.
Carminha Mascarenhas, Carmélia Alves, Violeta Cavalcante e Ellen de Lima, estrelas do documentário "Cantoras do Rádio" 

Ela morava no Retiro dos Artistas há cerca de dois anos
MORTE
A cantora Carmélia Alves, que ficou conhecida como rainha do baião, morreu em decorrência de uma falência múltipla de órgãos, no Hospital das Clínicas de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, onde a artista estava internada havia cerca de um mês.
Fonte: pt.wikipedia.org
http://musica.uol.com.br/noticias/redacao/2012/11/04/aos-89-anos-morre-a-cantora-carmelia-alves-conhecida-como-a-rainha-do-baiao.htm
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales
Anterior
Próximo

hrubiales@gmail.com

0 comments: