TEMÁTICA

Este espaço destacará o túmulo de personalidades famosas do meio artístico e histórico- cultural, sem qualquer conotação político-partidária ou religiosa doutrinária.


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades famosas. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural brasileiro. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.

“MEMENTO, HOMO, QUÍA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS.

“Lembra-te, ó homem, de que és pó e ao pó has de voltar.”

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

REGINA DOURADO - Arte Tumular - 221 -


O corpo da atriz Regina Dourado foi cremado, no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, em cerimônia privada para os familiares



PERSONAGEM
Regina Maria Dourado (Irecê, 22 de agosto de 1953 — Salvador, 27 de outubro de 2012) foi uma atriz brasileira.
Morreu aos 59 anos de idade.
SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
A atriz baiana Regina Dourado participou de novelas como Pai Herói, Pão Pão, Beijo Beijo, Roque Santeiro, Tropicaliente, Renascer , América e integrou o elenco das minisséries Lampião e Maria Bonita, O Pagador de Promessas e O Sorriso do Lagarto. Mas foi em Explode Coração, novela de Glória Perez, que ficou conhecida popularmente ao interpretar a personagem Lucineide, ao lado do ator Rogério Cardoso, com seu bordão "Stop Salgadinho". Seu último trabalho foi na Rede Record na novela Caminhos do Coração.
DOENÇA
 Regina foi diagnosticada com câncer na mama direita em 2003. Cerca de sete anos depois, o seio esquerdo foi comprometido pela doença. A atriz foi então internada no dia 20 de outubro de 2012, devido a complicações decorrentes do câncer, no hospital Português da Bahia em Salvador. De acordo com seu irmão, Oscar Dourado, Regina estava na fase terminal da doença e era mantida sedada em um quarto da instituição. "A metástase atingiu a medula óssea. Seu estado tornou-se delicadíssimo e irreversível", disse Oscar.
MORTE
Morreu na manhã de 27 de Outubro de 2012, em Salvador.
Fonte: pt.wikipedia.,org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário