segunda-feira, 7 de setembro de 2009

ATAULFO ALVES-77-Arte Tumular - Cemitério de Miraí, Minas Gerais



ARTE TUMULAR
SEPULTAMENTO INICIAL

Placa retangular em mármore negro (lápide), com o seu nome e da esposa escrito em branco, sobre o gramado.
LOCAL: Cemitério do Caju (São Francisco Xavier), Rio de Janeiro, túmulo 407-B
Foto:Guilherme Primo
Descrição tumular: :Helio Rubiales

MAUSOLÉU DE ATAULFO ALVES



LOCAL: Cemitério de Mirai, Minas Gerais
Fotos: Emanuel Messias
Descrição Tumular: HRubiales



PERSONAGEM
Ataulfo Alves de Souza (Miraí, 2 de maio de 1909 — Rio de Janeiro, 20 de abril de1969[1]) foi um compositor e cantor de samba brasileiro.
Morreu aos 59 anos de idade.
BIOGRAFIA
Um dos sete filhos de um violeiro, acordeonista e repentista da Zona da Mata chamado "Capitão" Severino. Aos oito anos de idade, já escrevia versos. Foi leiteiro, condutor de bois, carregador de malas, menino de recados, engraxate, marceneiro e lavrador, ao mesmo tempo em que freqüentava a escola. Aos dez anos, perdeu o pai e sua mãe foi com os filhos, morar no centro de Miraí.
Aos dezoito anos, fixou residência no Rio de Janeiro acompanhando um médico para o qual trabalhava dia e noite como ajudante de farmácia. Aos dezenove anos tocava violão, cavaquinho e bandolim. Casou-se com Judite, vindo o casal a ter cinco filhos.
Aos vinte anos começou a compor e tornou-se diretor de harmonia de Fale Quem Quiser, bloco organizado pelo pessoal do bairro.
Em 1933, Almirante gravou o samba Sexta-feira, sua primeira composição a ser lançada em disco. Dias depois, Carmen Miranda, gravou Tempo Perdido, garantindo sua entrada no mundo artístico.
Sua musicografia ultrapassa 320 canções, sendo uma das maiores da música popular brasileira, tendo como intérpretes importantes que fizeram versões de suas músicas Clara Nunes e os grupos Quarteto em Cy e MPB-4.
MORTE
Faleceu em decorrência do agravamento de uma úlcera, após uma intervenção cirúrgica, no Rio de Janeiro, poucos dias antes de completar 60 anos de idade.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales
Anterior
Próximo

hrubiales@gmail.com

9 comentários:

  1. O corpo de Ataulfo Alves está enterrado no jazigo da União Brasileira de Compositores, no Cemitério do Catumbi, no Rio de Janeiro, ao lado de Wilson Batista, Chico Feitosa e Guilherme de Brito.

    ResponderExcluir
  2. Informo que em Maio/2009 os restos mortais do artista ATAULFO ALVES foram trasladados para a cidade de MIRAI em MG, sua terra natal.
    EMANUEL MESSIAS.

    ResponderExcluir
  3. Emanuel
    Agradeço a informação, mas desde julho/2010, estou tentado localizar alguma foto do referido local, porém não estou conseguindo. Caso vc. tenha uma foto do local, gostaria que me enviasse. Note que já existe outra informação a respeito do túmulo, referindo-se à União Brasileira de Compositores, no Cemitério do Catumbi, Rio de Janeiro. Deste modo se alguém tiver a foto do local, o espaço será corrigido.
    HRubiales

    ResponderExcluir
  4. Mandei várias fotos para o seu e-mail e autorizo a publicação. Abraços. Emanuel Messias

    ResponderExcluir
  5. NOSSA BARRACO?
    Estou procurando uma coisa útil quando penso que achei vejo essa briga esta pior que eu no colégio PORRA para com isso.
    Fernando Oliveira

    ResponderExcluir
  6. Sou sobrinha neta de Ataulfo na verdade neta de sua irmã já falecida Maria Antonieta que teve 05 filhos cujos nomes são Ivo, Denilza, Ademira ,Izinho ( este eu não me lembro bem o nome por que era muito pequena quando ele faleceu e meu pai Waldenizo dos santos . Destes só estão vivos meu tio Ivo e minha tia Ademira .
    Gostaria de saber se alguém conhece algum dos outros irmãos do tio Ataulfo , o Alaor , Paulinho, Tita, Maria Mercedes e Norina .Gostaria de conhecer meus primos distantes se ainda há alguém em Mirai.
    Meu e-mail para contato é janaina.s.albino@gmail.com
    Grata.

    ResponderExcluir