TEMÁTICA

Este espaço destacará o túmulo de personalidades famosas do meio artístico e histórico- cultural, sem qualquer conotação político-partidária ou religiosa doutrinária.


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades famosas. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural brasileiro. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.

“MEMENTO, HOMO, QUÍA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS.

“Lembra-te, ó homem, de que és pó e ao pó has de voltar.”

domingo, 6 de setembro de 2009

DANIELA PEREZ-76-Arte Tumular-Cemitério Vertical Memorial do Carmo, Caju, Rio de Janeiro

ASSASSINADA


Cemitério S.João Batista


ARTE TUMULAR

Base tumular retangular em mármore com o nome e datas na lápide (tampo tumular). Na cabeceira uma cruz latina, também em mármore sobre um pequeno pedestal. Na parte frontal uma floreira.
Os restos mortais foram transferidos do Cemitério São João Bartista, para um nicho no Cemitério Vertical Memorial do Carmo (Em breve colocaremos a foto)
LOCAL: Cemitério Vertical Memorial do Carmo, Caju, Rio de Janeiro
Foto: Guilherme Primo e Carlos Gomes
Descrição tumular: Helio Rubiales
PERSONAGEM
Daniela Perez (Rio de Janeiro, 11 de agosto de 1970 — Rio de Janeiro, 28 de dezembro de 1992) foi uma atriz brasileira, filha da autora de telenovelas Glória Perez.
Morreu aos 22 anos de idade.
BIOGRAFIA
Foi casada com o também ator, Raul Gazola.
Daniela tinha 22 anos quando foi brutalmente assassinada pelo colega de trabalho, o ex-ator Guilherme de Pádua, e por sua mulher Paula Nogueira Thomaz, que a emboscaram e mataram com 18 golpes de tesoura.
O crime foi motivado pela ganância de Guilherme, que quando deixou de aparecer em dois capítulos da telenovela, achou que sua carreira estava sendo ameaçada por Daniela.
Causou muita indignação à população brasileira o fato do casal de assassinos, poucas horas depois de atirar o corpo de Daniela num matagal, ter ido abraçar e prestar solidariedade à família dela, chegando à delegacia no próprio carro onde começaram a apunhalar Daniela.
Julgados e condenados por homicídio duplamente qualificado, com motivo torpe e impossibilidade de defesa da vítima, os dois cumpriram apenas seis dos 19 anos a que foram condenados.
A indignação popular que se seguiu a esse episódio resultou na alteração da legislação penal, graças aos esforços de sua mãe Glória Perez, que encabeçou uma campanha de assinaturas e conseguiu fazer passar a primeira iniciativa popular de projeto de lei a se tornar lei efetiva na história do Brasil.
Ainda que a mudança da lei não tenha atingido os assassinos de Daniela, a partir daí o homicídio qualificado passou a ser punido com mais rigor.
Fonte :pt.wikipedia.org
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales

17 comentários:

  1. esses assassinos deveriam ter morfado na cadeia,ate hj fico pesquisando na net tudo sobre dany e nao consigo entender tamanha maldade,eu tinha apenas 9 anos de idade na epoca mais ja era muito fa dela,e adorava a novela corpo e alma so por causa dela,jamais esquecerei daniela perez,linda linda eternamente dani.saudades

    ResponderExcluir
  2. O motivo deste crime, em minha opinião, foi pura inveja! A Paula Tomaz,se mordia de inveja de Daniella.Ela era e é muito feia, tem cara de baiana. Imaginem a raiva e o ciúme que ela sentia, quando assistia as cenas de seu marido contracenando com aquela linda moça! A inveja matou caín!Infelizmente esse sentimento horrível,ainda fará muitas vítimas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paula tinha cara de baiana e tu tem cara de corno. Explique como é cara de baiano? IDiota

      Excluir
    2. vct tem razão o povinho feio é baiano!!!!!

      Excluir
    3. cara de baiana e aquela cra feia,pq o povo feio esse daqui de Salvador!!! credooo!!

      Excluir
  3. Querida doce Daniela descance em paz seraras eternamente lembrada com todo o carinho daqueles que te amam eternamente dsecanse em paz

    ResponderExcluir
  4. EU TINHA 10 ANOS DE IDADE.ATÉ HOJE SOU TRAUMATIZADA POIS VIA TUDO PELA TV A VIOLENCIA NO BRASIL Ñ TEM FIM POIS ESSES ASSASSINOS ESTAO SOLTOS,A LEI DO BRASIL É UMA MERDA!!!!! DANY Q O SENHOR ESTEJA COM VOCE.

    ResponderExcluir
  5. eu era criança mas lembro ate hoje,fiquei traumatizada pois via a novela todos os dias e adorava IASMIN (daniella perez) fiquei horrorizada,ate hoje sou fan de dani ,e acho que esses assassinos deviam ter sido linxados ,o que eles fizeram nao se faz nem a um animal . dani descansa em paz um beijo da tua ainda hoje fan marta morais. portugal

    ResponderExcluir
  6. é lamentavel que nossso pais trate crimes como se fossen apenas um acontecido qualquer, e pensar que este assassino esta vivendo normalmente tranquilamente, deveria ter cumprido os 18 anos, hoje ele tem sua familia, mas e a mãe da menina que esta com um vazio o qual nunca vai ser preenchido.

    ResponderExcluir
  7. Eu até hj ainda lembro das danças que ela dançava muito da alegria que ela passava para nos telespectadores.
    Ele não deveria ter sido solto ja que é um psicopata,pode fazer outra vez!!!

    ResponderExcluir
  8. Sinto tanta saudades da Daniela...Acompanhei a sua carreira desde o início.Sou mais nova que a Dani,um ano,hoje estou com quase 42 anos...um casal de filhos,18 e 16 anos.Daniela com certeza,já estava com os seus...Mas esses demônios,tiraram a vida dela.Mas o justiça divina,com certeza eles vão ter.Com certeza Daniela,tu está melhor do que os dois,pois está ao lado do PAI TODO O PODEROSO.
    REGINA PIRES
    FORTALEZA,17 DE MARÇO DE 2013

    ResponderExcluir
  9. Prezado dono do Blog, os restos mortais de Daniela Perez não se encontam mais no São João Baptista e sim em um nicho no Cemitério Vertical Memorial do Carmo no Rio de Janeiro. Favor verificar a informação e corrigir sua publicação. Carlos.

    ResponderExcluir
  10. 21 anos se passaram a saudade permanecem ....Daniella esteja em paz teu espirito sou fa e encanto com tua imagens

    ResponderExcluir
  11. eu tinha 7 anos de idade e era apaixonado por ela, quando soube de sua morte quase morri de tanto chorar e choro até hoje, ela não merecia isso e esses dois psicopatas já estão soltos, que merda de país. Daniella perez sempre eterna no meu coração e no coração de outras pessoas.

    ResponderExcluir
  12. eu tinha 7 anos de idade e era apaixonado por ela, quando soube de sua morte quase morri de tanto chorar e choro até hoje, ela não merecia isso e esses dois psicopatas já estão soltos, que merda de país. Daniella perez sempre eterna no meu coração e no coração de outras pessoas.

    ResponderExcluir
  13. Atualmente os restos mortais da Daniella Perez está depositado em um nicho, no Cemitério Memorial do Carmo-RJ. Depois de vandalismo em seu segundo tumulo a mão da atriz fez a transferência para o cemitério situado na área portuária do Rio. Muito triste...

    ResponderExcluir