domingo, 3 de abril de 2022

MAURICIO LOUREIRO GAMA - Arte Tumular - 575 -

 



Maurício Loureiro Gama
Nome completoMaurício Loureiro Gama
Nascimento18 de agosto de 1912
TatuíSP
Morte2 de agosto de 2004 (91 anos)
São PauloSP
Nacionalidadebrasileiro
OcupaçãoJornalista
PERSONAGEM
Maurício Loureiro Gama (Tatuí, 18 de agosto de 1912 — São Paulo, 2 de agosto de 2004) foi um jornalista brasileiro. Foi o primeiro apresentador de telejornal do Brasil.
Morreu aos 91 anos.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Filho do farmacêutico mineiro Teophilo de Andrade Gama e da professora paulista Anésia Loureiro Gama, Maurício ficou órfão do pai aos três anos de idade. Mudou-se então com a mãe para a casa do avô materno, em Tatuí. 

Iniciou a carreira de jornalista aos 17 anos, escrevendo matérias para o jornal O Progresso de Tatuí. Em seguida, trabalhou no Jornal Integração, da mesma cidade. Percebendo seu potencial, Anésia mudou-se com seu filho para São Paulo, onde Maurício formou-se no Liceu Franco-Brasileiro. Seu primeiro emprego, aos 21 anos, foi nos Diários Associados, fundado por Assis Chateaubriand, onde atuou durante 35 anos como jornalista político. Foi também diretor do Diário da Noite e cronista do Diário de São Paulo, além de trabalhar para o Correio Paulistano, A Gazeta e Clarín da Argentina, em sua carreira. 

Na televisão, foi convidado por Cassiano Gabus Mendes para inaugurar o telejornalismo da TV Tupi, onde, no dia 19 de setembro de 1950, apresentou o primeiro telejornal da televisão brasileira, o Imagens do Dia. 

Em 1951, criou o Edição Extra, primeiro telejornal vespertino Na década de 1970,participou do Titulares da Notícia na Rede Bandeirantes. Além de ter criado o Pinga-Fogo ao lado de José Carlos de Morais, o Tico-Tico. 

Também foi comentarista do Record em Notícias entre 1979 a 1985.

MORTE
Sofria e bronquite e morreu por complicações respiratórias.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales 

Nenhum comentário:

Postar um comentário