quinta-feira, 28 de outubro de 2021

GILBERTO BRAGA - Arte Tumular - 539 - Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro

 



Gilberto Braga
Nome completoGilberto Tumscitz Braga
Nascimento1 de novembro de 1945
Rio de JaneiroDF
Morte26 de outubro de 2021 (75 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Nacionalidadebrasileiro
Ocupaçãoautor de telenovelas
Principais trabalhos

PERSONAGEM
Gilberto Tumscitz Braga (Rio de Janeiro, 1 de novembro de 1945 — Rio de Janeiro, 26 de outubro de 2021) foi um autor de telenovelas brasileiro.
morreu aos 75 anos.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Gilberto Braga cursou a faculdade de Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, depois foi professor de francês na Aliança Francesa e em seguida ingressou no jornal O Globo como crítico de teatro e cinema. 
Estreou como autor televisivo em 1973, quando assinou dois episódios de Caso Especial: As Praias Desertas e Feliz na Ilusão, na mesma época em que atuou pela primeira vez como novelista. Desenvolveu em parceria com Lauro César Muniz a autoria da novela Corrida do Ouro (1974)

Sua telenovela de 2007, Paraíso Tropical, foi indicada em 2008 ao Emmy na categoria de melhor novela. A maioria de suas novelas tinha um assassinato misterioso nos capítulos finais. É considerado um dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira. O escritor e autor de novelas Gilberto Braga 

Braga era casado com o decorador Edgar Moura Brasil. 

Mente por trás de clássicos da TV Um dos mais aclamados autores de novela do país, Gilberto Braga tem em seu currículo sucessos como Dancin' Days (1978), Vale Tudo (1988) e Celebridade (2003), todos na TV Globo. Na emissora, comemorou o Emmy Internacional de Melhor Telenovela em 2008, por Paraíso Tropical. Também são criações suas as novelas Dono do Mundo, Corpo a Corpo e Anos Dourados. 

Estreou na Rede Globo como autor em 1972, com uma adaptação de A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas, para um Caso Especial. Sua primeira experiência em telenovela foi com Corrida do Ouro, em 1974, quando dividiu a autoria com Lauro César Muniz e Janete Clair. O primeiro sucesso veio dois anos depois, com Escrava Isaura. Em 1978, estreou no horário nobre, com um dos seus maiores sucessos: Dancin’ Days. Sua estreia em minisséries foi com Anos Dourados, em 1986. Com informações do G1 e O Globo.

MORTE
Gilberto Braga morreu em 26 de outubro de 2021, aos 75 anos de idade, no hospital Copa Star, no Rio de Janeiro (RJ), vítima de complicações decorrentes do Mal de Alzheimer e uma infecção sistêmica decorrente de uma perfuração no esôfago.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales
Anterior
Próximo

hrubiales@gmail.com

Um comentário:

  1. Mas não diz onde está sepultado, como jazigo e qyadra, cadê a arte tumular?

    ResponderExcluir