quinta-feira, 27 de abril de 2017

ANDRÉ REBOUÇAS - Arte Tumular - 367 - Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro




ARTE TUMULAR 
Base tumular em mármore de formato quadrado com placas de bronze  em cada lado da base homenageando toda a família Rebouças.. Sobre essa base eleva-se uma construção de forma piramidal, também em mármore encimada por uma cruz em relevo sobre uma placa de bronze. No terço médio  desse monumento destaca-se uma placa de bronze em formato oval com o nome da Família Rebouças e logo abaixo em destaque o nome de André Rebouças em formato retangular, também em bronze.
Local : Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro
Descrição tumular:Helio Rubiales





André Rebouças
Retrato de André Rebouças, por Rodolfo Bernardelli
Nome completoAndré Pinto Rebouças
Nascimento13 de janeiro de 1838
CachoeiraBahia BahiaBrasil
Morte9 de maio de 1898 (60 anos)
FunchalIlha da Madeira Portugal
Nacionalidadebrasileira
OcupaçãoEngenheiroinventor e abolicionista

PERSONAGEM
André Rebouças (Cachoeira, 13 de janeiro de 1838 — Funchal, 9 de maio de 1898) foi um engenheiro, inventor e abolicionista brasileiro. Ele passou seus últimos 6 anos trabalhando pelo desenvolvimento de alguns países africanos.
Morreu aos 60 anos de idade.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
André Rebouças era filho de Antônio Pereira Rebouças (1798-1880) e de Carolina Pinto Rebouças. Seu pai, filho de uma escrava alforriada e de um alfaiate português, era advogado autodidata, deputado e conselheiro de D. Pedro II (1840 - 1889).

Dois dos seus seis irmãos, Antônio Pereira Rebouças Filho e José Rebouças, também eram engenheiros. André ganhou fama no Rio de Janeiro, então Capital do Império, ao solucionar o problema de abastecimento de água, trazendo-a de mananciais fora da cidade. Servindo como engenheiro militar na guerra do Paraguai, André Rebouças desenvolveu um torpedo, utilizado com sucesso.

Em 1871, André e seu irmão Antônio, também engenheiro, apresentaram ao Imperador D. Pedro II o projeto da estrada de ferro ligando a cidade de Curitiba ao litoral do Paraná, na cidade de Antonina. Quando da execução do projeto, o trajeto foi alterado para o porto de Paranaguá. Até hoje, essa obra ferroviária se destaca pela ousadia de sua concepção.

Ao lado de Machado de Assis, Cruz e Souza, José do Patrocínio, André Rebouças foi um dos representantes da pequena classe média negra em ascensão no Segundo Reinado e uma das vozes mais importantes em prol da abolição da escravatura. Ajudou a criar a Sociedade Brasileira Contra a Escravidão, ao lado de Joaquim Nabuco, José do Patrocínio e outros.

Participou também da Confederação Abolicionista e redigiu os estatutos da Associação Central Emancipadora.  Participou da Sociedade Central de Imigração, juntamente com o Visconde de Taunay.

Incentivou a carreira de Carlos Gomes, autor da ópera O Guarani.

Entre setembro de 1882 e fevereiro de 1883, Rebouças permaneceu na Europa, retornando ao Brasil para dar continuidade à campanha pela abolição da escravatura. Ao participar do ultimo baile do império, na Ilha Fiscal, em 09 de novembro de 1889, quase às vésperas da proclamação da república viu recusado por uma dama o seu convite para dançar. Observando o ocorrido, o Imperador D. Pedro II imediatamente solicita à Princesa Isabel para ser seu par. Com a abolição, veio também a queda do império, e, assim, em 1889, André Rebouças embarca, juntamente com a família imperial, com destino à Europa.

Por dois anos, ele permanece exilado em Lisboa, como correspondente do The Times de Londres. Posteriormente, transfere-se para Cannes, onde permanece até a morte de D. Pedro II, em 1891.

Em 1892, Rebouças aceita um emprego em Luanda, onde permanece por 15 meses. A partir de meados de 1893, vai residir em Funchal, na Ilha da Madeira, até sua morte no dia 9 de maio de 1898.[

TOPONÍMIA
A avenida Rebouças, na cidade de São Paulo (originalmente chamada rua Doutor Rebouças) homenageia André Rebouças.
O túnel Rebouças, no Rio de Janeiro, foi assim nomeado em memória de André Rebouças e Antônio Rebouças.
Os irmãos Rebouças também são homenageados em outras cidades do Brasil, como Porto Alegre (rua Engenheiro Antônio Rebouças) e Curitiba (bairro Rebouças e Rua Engenheiros Rebouças).
O nome da cidade de Rebouças (Paraná) também é uma homenagem ao engenheiro Antonio Rebouças.
Navio André Rebouças - batizado em dezembro de 2014 e viagem inaugural em maio de 2015.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales
Anterior
Próximo

hrubiales@gmail.com

0 comments: