TEMÁTICA

Este espaço destacará o túmulo de personalidades famosas do meio artístico e histórico- cultural, sem qualquer conotação político-partidária ou religiosa doutrinária.


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades famosas. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural brasileiro. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.

“MEMENTO, HOMO, QUÍA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS.

“Lembra-te, ó homem, de que és pó e ao pó has de voltar.”

terça-feira, 23 de agosto de 2016

GOULART DE ANDRADE - Arte tumular - 359 -




PERSONAGEM
Luís Filipe Goulart de Andrade (Rio de Janeiro, 6 de abril de 1933 — São Paulo, 23 de agosto de 2016) foi um apresentador de televisão e jornalista brasileiro.
Com mais de 80 anos, permaneceu ativo até a data de sua morte, como jornalista e comandando o programa Vem Comigo na TV Gazeta. O nome de seu ultimo programa era inspirado em seu tradicional bordão, dito ao iniciar uma reportagem
Morreu aos 83 anos de idade.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
 De tradicional família alagoana, é filho do funcionário público Flávio Goulart de Andrade, antigo diretor do Senado Federal, e da cantora Elisinha Coelho (1909 - 2001). Seu avô paterno era o jornalista e senador por Alagoas, Eusébio Francisco Goulart de Andrade . O escritor José Maria Goulart de Andrade era seu tio-avô.

A cantora e atriz Carmen Miranda foi sua madrinha de batismo.  Iniciou sua carreira na antiga TV Rio, em 1955, no programa.Preto no branco. Produziu e dirigiu os mais variados programas desde então, em praticamente todas as emissoras brasileiras, com destaque para o Brasil 63, de Bibi Ferreira, na TV Excelsior, e as fases iniciais do Fantástico e do Globo Repórter, na década de 70.

Em 1978 cria o Plantão da Madrugada, na Rede Globo, que, depois de seu desligamento da emissora, seria recriado pela sua produtora e exibido em várias emissoras, com o nome de Comando da Madrugada (depois renomeado Comando da Noite, devido à mudança de horário, em 2007)

Em 1982 deixa a Rede Globo e assina contrato com a Rede Bandeirantes para apresentar o Comando da Madrugada, que ficaria na emissora até dezembro de 1985, quando Goulart é contratado pelo SBT

Sua produtora independente, a Produtora Goulart de Andrade, também criaria outros programas de reportagem, como 23ª Hora (Gazeta, 1980–82), Eu Sou o Repórter (SBT, 1988–89) e a primeira fase do Repórter Record (1995–2001), que passaria a ser produzido pela própria emissora e não mais por produção independente.

Em 2008, inicia o Programa Goulart de Andrade, na Record News, que documentava regiões e situações, além de entrevistar pessoas influentes em determinadas áreas e dar dicas de gastronomia e enologia (com o apoio de Edílio Lopes).

Em 2009, é contratado pelo SBT, a pedido de Paulo Nicolau, novo diretor de jornalismo da emissora.

Em 2012, estreia o programa Vem Comigo, na TV Gazeta. Nele, as antigas matérias de Goulart eram reexibidas e alunos dos cursos de Rádio e TV e de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero são convocados a atualizar o tema.

Em 2014, voltou a Rede Globo para uma rápida participação como o sambista Oswaldo na minissérie Os Experientes.


PROGRAMAS QUE APRESENTOU
-Plantão da Madrugada 1978-1981 Rede Globo
-Comando da Madrugada 1982-1985 Rede Bandeirantes
-Comando da Madrugada 1986-1994 SBT
-Comando da Madrugada 1995-1997 Rede Manchete
-Repórter Record 1997-2002 Rede Record
-Comando da Madrugada 2003-2005 Rede Bandeirantes
-Comando da Noite 2005-2006 Rede Bandeirantes
-Programa Goulart de Andrade 2008-2009 Record News
-Vem Comigo 2012-2016 TV Gazeta

MORTE
 Goulart de Andrade morreu em 23 de agosto de 2016, vítima de câncer no fígado.

Fonte:pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

2 comentários:

  1. http://lelivros.download/book/download-o-mundo-assombrado-pelos-demonios-a-ciencia-vista-como-uma-vela-no-escuro-carl-sagan-em-epub-mobi-e-pdf/

    http://southparkprakct20.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir