segunda-feira, 21 de março de 2016

ANTONIO DA COSTA SANTOS (Toninho do PT) - Arte tumular - 353 - Cemitério da Saudades, Campinas, São Paulo





ARTE TUMULAR
Tumulo retangular em granito marrom, tendo como lapide uma placa de bronze como seu nome e datas.
Local- Cemitério da Saudades, Campinas, São Paulo
Foto - dudelamonica.blogspot.com
Descrição tumular- Helio Rubiales



PERSONAGEM
Antônio da Costa Santos (São Paulo, 14 de junho de 1952 — Campinas, 10 de setembro de 2001), mais conhecido como Toninho do PT, foi um arquiteto, professor universitário e político brasileiro.
Morreu aos 49 anos de idade.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Filiado ao PT, exercia o cargo de prefeito de Campinas quando foi assassinado a tiros, às 22h15 do dia 10 de setembro de 2001. Toninho estava há apenas oito meses no cargo de prefeito de Campinas. Sua atuação contra o crime organizado e as reduções em até 40% nos valores pagos em contratos a empresas de serviços como merenda escolar e limpeza urbana, somadas à insistência do prefeito em desalojar casas para a ampliação do aeroporto de Viracopos lhe renderam várias ameaças – o que reforça a hipótese de crime político.

Um inquérito policial concluiu que o prefeito, durante uma viagem que fazia de automóvel, foi morto sem nenhum motivo além do fato de cruzar por acaso com um bando de criminosos que na ocasião passava pelo local. O carro do prefeito teria inadvertidamente fechado o veículo dos bandidos e por causa disso eles atiraram na direção do prefeito. A última das três balas atingiu Toninho na artéria aorta, matando-o instantaneamente. Minutos antes, ele passara em uma loja do Shopping Iguatemi para retirar ternos que havia comprado.

A família de Toninho não se conformou com o resultado do inquérito policial e pediu novas investigações. Os familiares do prefeito morto acreditam que o crime teve motivação política, bem como colegas de partido como José Genoíno, que declarou na ocasião que o assassinato de Toninho fora motivado por suas enérgicas ações contra o narcotráfico campineiro.

Curiosamente, Toninho teve um mau pressentimento pouco antes de sua morte. Num discurso no Palácio dos Jequitibás, a sede da Prefeitura de Campinas, ele reafirmou que, caso algo lhe acontecesse, a primeira pessoa a assumir o cargo seria sua vice-prefeita, Izalene Tiene. Outro detalhe é que a cobertura de sua morte foi quase completamente ofuscada pelos ataques de 11 de setembro de 2001 aos Estados Unidos, ocorridos na manhã seguinte ao dia da sua morte. Em 2011, nas celebrações que marcaram 10 anos de seu assassinato, a antiga Estação Ferroviária de Campinas recebeu o nome de Estação Cultura Prefeito Antônio da Costa Santos.

MORTE
Assassinado

Fonte - pt.wikipedia.org
Formatação- Helio Rubiales
Anterior
Próximo

hrubiales@gmail.com

Um comentário:

  1. SEREI UMA ETERNA INCONFORMADA COM ESSE ACONTECIDOde violencia um atentado contra uma pessoa um SER HUMANO, ACREDITO QUE AS PESSOAS PRECISAM ter DEUS NO CORACAO PORQUE A VIDA SOMENTE NOS FOI DADA POR DEUS ENTAO CABE SEU Filho Jesus recolher as nossas vidas na hora que for da vontade dele. amem SOMENTE PELA GRACA DO ESPIRITO SANTO CONSIGUIREMOS PERDOAR ESSE ASSASSINO POIS NINGUEM NASCEU ASSASSINO EU DEFENDO ESSA tese.

    ResponderExcluir