quinta-feira, 7 de junho de 2012

TINOCO (José Salvador Perez) - Arte Tumular - 198 - Cemitério da Vila Alpina, (Cemitério S.Pedro), São Paulo






ARTE TUMULAR
Tumulo em formato retangular, envolto por uma pequena parede em todo o seu perímetro, coberto com uma placa de granito. Duas placas, também de granito, sendo que a da direita destaca o seu nome com as respectivas datas.
Local: Cemitério de Vila alpina (São Pedro) , São Paulo
Fotos: https://www.youtube.com/watch?v=tSYXgpObT00
Descrição tumular: Helio Rubiales




Tinoco
Informação geral
Nome completoJosé Salvador Perez
Nascimento19 de novembro de 1920
Local de nascimentoBotucatu
Brasil
Morte4 de maio de 2012 (91 anos)
Local de morteSão Paulo
Ocupação(ões)cantor
Instrumento(s)(Viola e Vocais)
Período em atividade1930 – 20

PERSONAGEM
José Salvador Perez, mais conhecido como Tinoco (Pratânia, em 19 de novembro de 1920 - São Paulo, 4 de maio de 2012), foi o artista sertanejo que permaneceu mais tempo em atividade (82 anos). Morreu aos 91 anos de idade.
SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Tinoco nasceu em Pratânia, no interior de São Paulo. Com o irmão João Salvador Perez, o Tonico, formou a dupla Tonico e Tinoco, uma das mais importantes da história da música brasileira. Eles realizaram quase mil gravações ao longo de sua trajetória musical, que começou em 1935, e venderam mais de 150 milhões de cópias de seus 83 discos.

 A dupla acabou em 1994 com a morte de Tonico no dia 13 de agosto. Juntos, os dois realizaram cerca de 40 mil apresentações em toda a carreira. "Tristeza de Jeca", "O menino da porteira", "Chico mineiro" e "Moreninha linda" estão entre os maiores sucessos de Tonico e Tinoco. Em 2010, Tinoco foi homenageado por Roberto Carlos durante a gravação do especial "Emoções sertanejas". Na ocasião, Tinoco completava 90 anos e 75 de carreira e, no palco, ao receber uma placa das mãos de Roberto Carlos e Chitãozinho e Xororó, afirmou que aquela era a saudação mais importante que havia ganhado por sua trajetória até então. "É a maior pelo valor humano. Sabe o que é o valor humano? É a coisa mais linda que nós temos", disse.


FINAL DA DUPLA
A dupla acabou em 1994 com a morte de Tonico no dia 13 de agosto. Juntos, os dois realizaram cerca de 40 mil apresentações em toda a carreira. "Tristeza de Jeca", "O menino da porteira", "Chico mineiro" e "Moreninha linda" estão entre os maiores sucessos de Tonico e Tinoco. Em 2010, Tinoco foi homenageado por Roberto Carlos durante a gravação do especial "Emoções sertanejas".

CARREIRA SOLO
Tinoco encontrou forças no apoio que recebeu dos fãs, e na saudade do companheiro que faleceu. Realizou mais de trinta apresentações contratadas anteriormente a morte do irmão. Em 2010 no Especial Emoções Sertanejas Tinoco recebeu uma homenagem do cantor Roberto Carlos que é um amigo e fã da dupla. Em 2012, Tinoco tornou-se o artista sertanejo há mais tempo na ativa. Em 4 de maio de 2012,

 MORTE
Morreu aos 91 anos, vítima de insuficiência respiratória. Antes de falecer, Tinoco teve duas paradas respiratórias no hospital.
onte:pt.wikipedia.org - G1
Formatação: Helio Rubiales



Anterior
Próximo

hrubiales@gmail.com

0 comments: