sábado, 2 de junho de 2012

OLIVIA GUEDES PENTEADO - Arte Tumular - 189 - Cemitério da Consolação, São Paulo -





ARTE TUMULAR
Sobre
 uma base tumular em três níveis, ergue-se na cabeceira tumular uma magnífica escultura em granito natural, medindo: 2,26m.x3,65m. Representa a Pietà (Cristo e Sua Mãe) e as santas mulheres: Maria Madalena, Maria de Cleofás, Isabel, prima da mãe de Jesus e uma quarta mulher que não consta na Bíblia e que talvez seja uma alusão à Dona Olivia, sua protetora nas artes. Essa obra foi premiada no Salão de Outono de Paris.
TITULO: Mise au Tombeau (O Sepultamento) de 1923
AUTOR : Victor Brecheret (*Farnese,Itália 1894 - +São Paulo 1955).Estudou no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Em 1913 partiu para Roma, onde foi aluno de Arturo Dazzi, tendo obtido três anos mais tarde o primeiro lugar na Exposição Internacional de Roma com sua obra "Despertar".
Recebeu, ainda, a influência de Bourdelle, Mestrovic Brancusi e Rodin. Tendo retornado ao Brasil executou a escultura "Eva", inspirado em Rodin. De volta a Europa, graças a uma pensão do governo participou do Salão de Outono de Paris tendo sido seu trabalho "Templo de Minha Raça" premiado dentre obras de mais de 4.000 competidores.
LOCAL:  Cemitério da Consolação, São Paulo
Rua 35, Terreno 1 e 2.
FOTOS: JA Galvez (blogdesaopaulo.com)
Descrição tumular: Helio Rubiales


PERSONAGEM
Olívia Guedes Penteado (Campinas, 1872 — São Paulo, 9 de junho de 1934) foi uma grande incentivadora do modernismo no Brasil e amiga de artistas-chave do movimento, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Victor Brecheret e Heitor Villa-Lobos. Era tia da mecenas Yolanda Penteado.
Morreu aos 48 anos de idade.
BIOGRAFIA
Filha de José Guedes de Souza (*Mogi Mirim 1830 - + São Paulo 1897), Barão de Pirapitingui, grande cafeicultor e empresário capitalista e de Carolina de Almeida Guedes (1842-1891), Baronesa de Pirapitingui.
Olívia conheceu os amigos modernistas em Paris, onde morava, e trouxe para o Brasil pela primeira vez exemplares da obra de Pablo Picasso e Marie Laurencin, entre outros. Olívia Penteado criou o Salão de Arte Moderna, a partir de 1923, quando voltou a morar no país.
Casou-se com Inácio Leite Penteado, tio de Yolanda Penteado, com quem teve duas filhas: Carolina e Maria.
Lutou tenazmente pelo voto feminino, conseguindo eleger a primeira mulher para uma constituinte.
Participou ativamente da revolução de 1932.
MORTE
Morreu de apendicite, e foi sepultada no Cemitério da Consolação, sendo seu túmulo ornamentado com a escultura intitulada O Sepultamento, feita por Victor Brecheret.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação e pesquisa:HRubiales


Anterior
Próximo

hrubiales@gmail.com

0 comments: