TEMÁTICA

Este espaço destacará o túmulo de personalidades famosas do meio artístico e histórico- cultural, sem qualquer conotação político-partidária ou religiosa doutrinária.


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades famosas. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural brasileiro. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.

“MEMENTO, HOMO, QUÍA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS.

“Lembra-te, ó homem, de que és pó e ao pó has de voltar.”

sábado, 29 de janeiro de 2011

GEÓRGIA GOMIDE - 145 - Arte Tumular - Cemitério da Consolação, S]ão Paulo



ARTE TUMULAR
Base tumular de formato quadrado com uma tampo retangular na parte central com uma cruz latina  e os nomes das familia
Local: Cemitério da Consolação, São Paulo.
           Quadra 13 - Terreno 52
Descrição tumular: Helio Rubiales

PERSONAGEM
Elfriede Helene Gomide Witecy, mais conhecida como Geórgia Gomide, (São Paulo,17 de agosto de 1937 — São Paulo29 de janeiro de 2011) foi uma atriz brasileira.
Morreu aos 73 anos de idade.
BIOGRAFIA
Geórgia Gomide trabalhou na TV TupiTV ExcelsiorTV RecordTV Globo e SBT, entre outras. Participou de várias novelas importantes como RedençãoAs Pupilas do Senhor ReitorÉramos Seis e O Direito de Nascer. Na TV Globo seus maiores sucessos foram como a dona da cantina italiana Bina em Vereda Tropical de Carlos Lombardi e a maquiavélica Donana na novela de Ivani Ribeiro Hipertensão, além das minisséries Anos Rebeldes e O Quinto dos Infernos.
Em Calúnia (teleteatro de 1963 na TV Tupi) protagonizou o primeiro beijo entre pessoas do mesmo sexo da história da TV brasileira, escandalizando a sociedade ao representar uma professora lésbica.
 MORTE
Morreu dia 29 de janeiro de 2011, aos 73 anos, de infecção generalizada.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário