terça-feira, 6 de abril de 2010

AURORA MIRANDA - 107 - Arte Tumular - Cemitério São João Batista, Botafogo, Rio de Janeiro




ARTE TUMULAR
Base tumular retangular em granito polido marrom. Na parte posterior (lápide). Parede do mesmo granito em formato irregular comm várias placas de bronze. Na parte central uma escultura em bronze de N.S.Assunção.
LOCAL: Cemitério São João Batista, Botafogo, Rio de Janeiro
Descrição Tumular: Helio Rubiales


PERSONAGEM
Aurora Miranda da Cunha (Rio de Janeiro, 20 de abril de 1915 — Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 2005) foi uma atriz e cantora brasileira.
Morreu aos 90 anos de idade.
BIOGRAFIA
Estreou na Rádio Mayrink Veiga em 1932, transferindo-se logo para a Philips. Em 1933, em seu primeiro disco, ela gravou Cai, Cai, Balão, cantada em dupla com Francisco Alves.
Além de fazer dupla com a irmã mais famosa Carmem Miranda, Aurora também teve sucesso como cantora na década de 1930. Gravou Cidade Maravilhosa, hino oficial da cidade do Rio de Janeiro, em dupla com o compositor André Filho, em 1934.
As duas irmãs imortalizaram a canção Cantoras do Rádio (João de Barro, Lamartine Babo e Alberto Ribeiro), no filme Alô, Alô Carnaval.
Aurora e Carmem trabalharam no cassino da Urca e moraram juntas nos Estados Unidos da América.
No desenho animado Você Já Foi à Bahia?, de 1944, Aurora "atuou" com o Pato Donald e seus amigos, Zé Carioca e Panchito, graças a uma montagem que misturou filme e desenho animado.
Aurora trabalhou nos filmes Banana-da-terra (1939), Alô, Alô, Carnaval (1936), Estudantes (1935) e Alô, Alô Brasil (1935).
Em 1940, se casou com Gabriel Richaid e foi morar nos Estados Unidos.
Voltou para o Brasil em 1952 e, quatro anos depois, regravou um LP com oito antigos sucessos, encerrando sua carreira de mais de 80 discos de 78 rotações.
Aurora Miranda ainda voltou ao cinema em 1989, no filme Dias Melhores Virão.
MORTE
Morreu às 15 horas do dia 22 de dezembro de 2005 no bairro carioca do Leblon de causas naturais, agravadas pelo Mal de Alzheimer, contra este, lutou por 4 anos. Foi sepultada no Cemitério São João Batista, próximo ao túmulo de Carmen
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação e Pesquisa:Helio Rubiales
Anterior
Próximo

hrubiales@gmail.com

2 comentários: