quarta-feira, 13 de maio de 2009

FRANCISCA JÚLIA-60-Arte Tumular - Cemitério do Araçá, São Paulo





Cópia atual em bronze no cemitério


Escultura em mármore antes da remoção


Detalhe

Restaurada na Pinacoteca do Estado

Detalhe

Vista por baixo


Vista frontal

ARTE TUMULAR
Magnífica escultura em mármore de carrara, medindo 2,50 x 1,10 metros, pesando 3 toneladas. O artista procurou aliar o refinamento da arte clássica ao vigor da arte moderna, para representar a poetisa, na mais augusta expressão dos seus olhos, do seu busto ereto, das suas mãos rítmicas, das suas vestes fina colada ao corpo, numa sensualidade criativa, há toda uma grandeza e beleza daquela musa impassível. Esse é o nome da obra: “Musa Impassível”
Em 2006, devido ao seu grande valor artístico e cultural, foi removida do cemitério para a Pinacoteca de São Paulo, Jardim da Luz, São Paulo, para restauração e exibição publica. No local da remoção foi colocada uma cópia em bronze.
Autor da obra :Victor Brecheret (*Farnese,Itália 1894 - +São Paulo 1955).
Nome da obra: Musa impassível
LOCAL:Cemitério do Araçá, São Paulo- Quadra 6A, Terreno 9 (Cópia em bronze)
              Pinacoteca de São Paulo (Original em mármore)
Fotos : Prefeitua de São Paulo e  Pinacoteca.com.br
Descrição Tumular: Helio Rubiales




PERSONAGEM
Francisca Júlia da Silva Munster (Xiririca, 31 de agosto de 1871 - São Paulo,1 de novembro de 1920) foi uma poetisa brasileira.
Morreu aos 49 anos de idade.
BIOGRAFIA
Francisca Júlia escreveu sua primeira poesia aos 5 anos de idade, durante seu momento de reflexão no banheiro. Sua poesia era sobre atividades vulcânicas. Descrevia nela, um vulcão que soltava gases e logo em seguida entrava em erupção,
No ano seguinte colaborou no Correio Paulistano e no Diário Popular, que lhe abriu as portas para trabalhar em O Álbum, de Artur Azevedo, e A Semana, de Valentim Magalhães, no Rio de Janeiro. Foi lá que lhe ocorreu um fato bastante curioso: ninguém acreditava que aqueles versos fossem de mulher e o crítico literário João Ribeiro, acreditando que Raimundo Correia usava um nome falso, passou a "atacá-lo" sob o pseudônimo de Maria Azevedo. No entanto a verdade foi esclarecida após carta de Júlio César da Silva enviada a Max Fleiuss.
A partir daí João Ribeiro empenha-se para que o seu primeiro livro seja publicado e, em 1895, Mármores sai pela editora Horacio Belfort Sabino. Já a essa altura era Francisca Júlia considerada grande poetisa nos círculos literários. Olavo Bilac louvou-lhe o culto da forma, a língua, remoçada "por um banho maravilhoso de novidade e frescura", sua arte calma e consoladora. Sua consagração se refletiu nas inúmeras revistas que começaram a estampar-lhe o retrato.
Em 1899 publica o Livro da Infância destinado às escolas públicas do estado. Sua intenção era começar no Brasil algum tipo de literatura destinada às crianças, algo que até então praticamente não existia. O livro trazia pequenos contos e versos "simples na forma, fluentes na narrativa e escritos no melhor e mais puro vernáculo", conforme acentuou Júlio César da Silva ao prefaciar o livro.
A experiência de Francisca Júlia com os versos infantis transferiu-se, em parte, para a sua terceira obra Esfinges, publicada em 1903. A grosso modo Esfinges é uma edição ampliada de Mármores, onde excluiu 07 composições e acrescentou 20 novas, sendo 14 inéditas.
Em 1904, no primeiro dia do ano, Francisca Júlia é proclamada membro efetivo do Comitê Central Brasileiro da Societá Internazionale Elleno-Latina, de Roma.
EM CABREÚVA
Embora vivendo um momento de consagração como grande poetisa até aquele instante, contudo, por razões nunca esclarecidas, Francisca Júlia abandona a vida pública em São Paulo e parte para Cabreúva, em 1906, onde sua mãe exercia o magistério. Passa a dedicar-se aos serviços domésticos e torna-se professora particular das crianças da região, dando aulas de piano, inclusive, a Erotides de Campos, que mais tarde viria a se tornar um famoso compositor paulista.
Foi quando conheceu um farmacêutico recém-formado da capital que lá estava de visita aos parentes. Apaixonam-se e fazem planos para o casamento. No entanto, devido a sua fama de doido na cidade, os mais íntimos se opõem ao matrimônio. Recebendo a recusa da poetisa, o jovem parte de Cabreúva com o intuito de voltar, o que não acontece: acaba se casando no Rio e todas as cartas de amor são devolvidas, chocantemente, numa caixa de sapatos.
A poetisa, então, decide voltar para São Paulo e aguarda a possibilidade de transferência da mãe para partir com ela, o que aconteceu em outubro de 1908, quando é removida para a escola de Lajeado. Ainda em Cabreúva, recusa o convite para participar da Academia Paulista de Letras por não querer ingressar sem o irmão. No mesmo ano faz a sua primeira conferência no salão do edifício da Câmara Municipal, em Itu, sobre o tema "A Feitiçaria Sob o Ponto de Vista Científico".
CASAMENTO E O FIM
Casa-se, em 1909, com Filadelfo Edmundo Munster (1865-1920), telegrafista da Estrada de Ferro Central do Brasil. Foi padrinho de seu casamento o poeta e amigo Vicente de Carvalho. Nessa época já estava compenetrada em pensamentos místicos. Isola-se e vive para o lar, recebendo visitas esporádicas de jornalistas que publicam ainda poesias suas. Em 1912 sai seu último livro, Alma Infantil, em parceria com o irmão Júlio César da Silva, que alcança notável repercussão nas escolas do Estado quando grande parte da edição é adquirida pelo Secretário do Interior, na época, Altino Arantes.
Passa a explorar temas como a caridade, a fé, vida apos a morte, reencarnação e ideologias orientais diversas (budismo). Descobre, em 1916, a doença do marido (tuberculose) e mergulha numa depressão profunda, diz ter visões, que está para morrer e tem alucinações provenientes da intoxicação do ácido úrico. Com o passar dos anos a situação se agrava, suas poesias - as poucas que ainda escreve - retratam a vontade de uma mulher que almeja a paz espiritual fora do plano terrestre. Diz, em entrevista a Correia Junior, que sua "vida encurta-se hora a hora". Mesmo assim volta a escrever para A Cigarra e promete um livro de poesias chamado Versos Áureos
MORTE
Em 1920, Filadelfo, desenganado pelos médicos, vem a falecer no dia 31 de outubro. Horas depois do cortejo, no dia seguinte, Francisca Júlia vai para o quarto repousar e suicida-se ao ingerir excessiva dose de narcóticos, vindo a falecer na manhã de 01 de novembro de 1920.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação e pesquisa : Helio Rubiales
Anterior
Próximo

hrubiales@gmail.com

0 comments: