sábado, 9 de abril de 2022

DALMO DALLARI - Arte Tumular - 585 - Cemitério do Araçá, São Paulo



 ARTE TUMULAR

Local: Cemitério do Araçá, São Paulo



Dalmo Dallari
Dalmo Dallari
Dados pessoais
Nascimento31 de dezembro de 1931
Serra NegraSão PauloBrasil
Morte8 de abril de 2022 (90 anos)
Alma materUniversidade de São Paulo
Prêmio(s)Prêmio Juca Pato (1980)
Profissãoprofessor e jurista

PERSONAGEM
Dalmo de Abreu Dallari (Serra Negra, 31 de dezembro de 1931 – São Paulo, 8 de abril de 2022) foi um professor universitário e jurista brasileiro. 
Morreu aos 90 anos,

SINIOPSE BIBLIOGRÁFICA
Professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, pela qual se formou e da qual foi diretor, foi um prolífico escritor na área do direito. Entre suas obras destaca-se Elementos de Teoria Geral do Estado. 

Em 1996 tornou-se professor catedrático da UNESCO na cadeira de Educação para a Paz, Direitos Humanos e Democracia e Tolerância, criada na Universidade de São Paulo,[2] tendo participado de seu primeiro Congresso em 1998. 

Em 2001, publicou obra pioneira acerca de perspectivas do Estado para o futuro, O Futuro do Estado, em que trata do conceito de Estado mundial, do mundo sem Estados, dos chamados Super-Estados e dos múltiplos Estados do Bem-Estar. 


Dalmo nasceu na cidade paulista de Serra negra, em 1931. Seu pai era descendente de italianos e era dono de uma sapataria. A família se mudou para a capital paulista em 1947 para que os filhos homens pudessem estudar. Dalmo cresceu ouvindo o pai explicar as matérias de jornal para o povo humilde do campo, que era analfabeto. Sua liderança política entre a população da cidade influenciou muito a vida de Dalmo. Seu tio morreu na Revolução de 1932.

O hábito da leitura veio da mãe, que era uma leitora assídua e admirava autores como Castro Alves e Álvares de Azevedo. Dalmo terminou o então curso clássico em Serra Negra e já estava disposto a cursar direito quando se mudou para São Paulo. Formou-se em direito pela Universidade de São Paulo em 1957. Foi aprovado, em 1963, no concurso para livre-docente em teoria geral do estado na USP, e no ano seguinte passou a integrar o corpo docente dessa universidade.

Após o golpe de 1964, passou a fazer oposição ao regime militar. A partir de 1972, ajudou a organizar a Comissão Pontifícia de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, ativa na defesa dos direitos humanos.

Em 1974, venceu o concurso de títulos e provas para professor titular de teoria geral do estado. Foi diretor da Faculdade de Direito da USP de 1986 até 1990. Na sua gestão foi iniciada a construção do prédio anexo da Faculdade.]

Foi secretário dos Negócios Jurídicos da prefeitura de São Paulo de 1990 a 1992, na gestão da prefeita Luiza Erundina. 

Aposentou-se da USP em 2001. Era casado com a também jurista e professora universitária Sueli Gandolfi Dallari. 

MORTE
Dalmo morreu em 8 de abril de 2022, aos 90 anos, na capital paulista, devido a um AVC.

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales
Anterior
Próximo

hrubiales@gmail.com

0 comments: