quinta-feira, 21 de abril de 2022

CARLOS CHAGAS - Arte Tumular - 588 - Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro, Brasil

  



ARTE TUMULAR

Base tumular com cerca 1,00 m.de altura no sentido lateral, coberta por um tampo de mármore, na parte posterior ergue-se uma lápide em mármore branco, destacando-se do lado direito um relevo em bronze de São Francisco.  Na parte central , gravado no mármore o seu nome e datas

LOCAL: Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro, Brasil

Descrição tumular: Helio Rubiales

Carlos Chagas
Descrever completamente uma infecção
Doença de Chagas
Estudo da Malária
Descoberta do Trypanosoma cruzi
Nascimento9 de julho de 1878
OliveiraMinas Gerais
Morte8 de novembro de 1934 (55 anos)
Rio de JaneiroDistrito Federal
Nacionalidadebrasileiro
CidadaniaBrasil
Filho(s)Carlos Chagas FilhoEvandro Chagas
Alma materFaculdade de Medicina do Rio de JaneiroUniversidade Federal do Rio de Janeiro
Ocupaçãobacteriologista, biólogomédico, entomologista, académico,
InstituiçõesInstituto Oswaldo Cruz
Campo(s)biologiamedicinasaúde públicabacteriologia
Causa da morteinfarto
Assinatura
CarlosChagas signed.jpg

PERSONAGEM
Carlos Ribeiro Justiniano das Chagas (Oliveira, 9 de julho de 1878  – Rio de Janeiro, 8 de novembro de 1934) foi um biólogo, médico sanitarista, infectologista, cientista e bacteriologista brasileiro, que trabalhou como clínico e pesquisador. 
Morreu aos 55 anos.

SINOPSE NA SAÚDE PÚBLICA
Atuante na saúde pública do Brasil, iniciou sua carreira no combate à malária. Destacou-se ao descobrir o protozoário Trypanosoma cruzi (cujo nome foi uma homenagem ao seu amigo Oswaldo Cruz) e a tripanossomíase americana, conhecida como doença de Chagas. Ele foi o primeiro e até os dias atuais permanece o único cientista na história da medicina a descrever completamente uma doença infecciosa: o patógeno, o vetor (Triatominae), os hospedeiros, as manifestações clínicas e a epidemiologia. 

Foi diversas vezes laureado com prêmios de instituições do mundo inteiro, sendo as principais como membro honorário da Academia Brasileira de Medicina e doutor honoris causa da Universidade Harvard e Universidade de Paris. Também trabalhou no combate à leptospirose e às doenças venéreas, além de ter sido o segundo diretor do Instituto Oswaldo Cruz. Formou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (atual UFRJ). 

DIREÇÃO DO DEPARTAMENTO NÁCIONAL DE SAÚDE PÚBLICA
 Ao tomar posse em 1919, para reorganizar a Saúde pública nacional, o presidente Epitácio Pessoa nomeou Carlos Chagas para a então Diretoria Geral de Saúde Pública (DGSP), acumulando a função com aquela praticada em Manguinhos. Um ano seguinte tal instituição se chamaria Departamento Nacional de Saúde Pública (DNSP), ligado ao Ministério da Justiça de Negócios Exteriores. 

Sua primeira atitude, exposta na Biblioteca Nacional em fevereiro de 1921, foi a centralização das atividades, que até então a DNSP vinha trabalhando com a descentralização, onde os estados e municípios brasileiros tinham maior liberdade de organizar seus sistemas sanitários. Acordos com os mesmos foram essenciais para a segunda ação - a interiorização, em busca da erradicação das epidemias rurais, principalmente malária, ancilostomose e tripanossomíase americana. Em paralelo a esse projeto, criou um minucioso de medidas referentes à higiene pública. 

Com apoio da Fundação Rockefeller, Chagas criou o Serviço de Enfermagem Sanitária e, com o desdobramento desse serviço, fundou, em 1923, a Escola de Enfermagem Anna Nery, introduzindo o ensino profissionalizante de Enfermagem no Brasil. Os alunos foram instruídos também no Hospital São Francisco de Assis, fundado também por Chagas para tal finalidade.

Chagas também foi responsável pela criação do primeiro curso de Higiene e Saúde Pública do Brasil, onde garantia vagas nos cargos federais aos aprovados. Como diretor da DNSP, representou o país no Comitê de Higiene da Liga da Nações, associação sediada em Genebra e precursora da Organização Mundial de Saúde (OMS). O médico permaneceu à frente do órgão até novembro de 1926, ao fim do mandato do presidente Arthur Bernardes. A DNSP foi transferida para o Ministério da Educação e Saúde, em função da reforma política do Estado Novo. 

ENSINO MÉDICO
Chagas acreditava que a ciência médica era sustentada por dois pilares: o primeiro defende uma estreita articulação entre o ensino e a pesquisa. O segundo dá importância de introduzir nos cursos de Medicina o estudo específico de doenças tropicais e o combate dos problemas de saúde pública brasileira, como malária, ancilostomose e tripanossomíase. Com isso, o país teria profissionais qualificados para tratar dos problemas sanitários. 

 Em 1925, o Ministério da Justiça e Negócios Exteriores promoveu a reforma na Educação brasileira, permitindo a Chagas pôr em prática o seu objetivo, criando a especialização em Higiene e Saúde Pública e a cadeira de Doenças Tropicais na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro no ensino de medicina tropical. 

MORTE
Carlos Chagas faleceu aos 55 anos de idade, na cidade do Rio de Janeiro. A causa de sua morte foi um infarto do miocárdio e foi enterrado no Cemitério São João Batista.


Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales
Anterior
Próximo

hrubiales@gmail.com

0 comments: