terça-feira, 9 de maio de 2023

RITA LEE-Arte tumular -611 - Indeterminado

 





Rita Lee
Rita Lee em 2010
Nome completoRita Lee Jones de Carvalho
Pseudônimo(s)Rainha do rock brasileiro
Nascimento31 de dezembro de 1947
Vila MarianaSão PauloSP
Morte8 de maio de 2023 (75 anos)[1]
São Paulo, SP
Nacionalidadebrasileira
CônjugeArnaldo Baptista (c. 1968–72)
Roberto de Carvalho (c. 1976–2023)
Filho(a)(s)
Ocupação
Carreira musical
Período musical1963–2023[nota 1]
Gênero(s)
Instrumento(s)
Gravadora(s)
Afiliações
Assinatura
Rita-assinatura.svg
Página oficial
ritalee.com.br




PERSONAGEM
Rita Lee Jones de Carvalho OMC (São Paulo, 31 de dezembro de 1947[4] — São Paulo, 8 de maio de 2023), conhecida como Rita Lee, foi uma cantora, compositora, multi-instrumentista, atriz, escritora e ativista brasileira. É conhecida como a "Rainha do rock brasileiro".
Morreu aos 75 anos.

SINOPSE ARTÍSTICA
Rita alcançou a marca de 55 milhões de discos vendidos, sendo a quarta artista mais bem-sucedida neste sentido no Brasil, atrás de Tonico & Tinoco, Roberto Carlos e Nelson Gonçalves. 

Ela construiu uma carreira que começou com o rock mas que ao longo dos anos flertou com diversos gêneros, como a psicodelia durante a era do tropicalismo, o pop rock, disco, new wave, a MPB, bossa nova e eletrônica, criando um hibridismo pioneiro entre gêneros internacionais e nacionais. 

Rita é uma das mulheres mais influentes do Brasil, sendo referência para aqueles que vieram a usar guitarra a partir de meados dos anos 1970. Ex-integrante do grupo Os Mutantes (1966–1972) e do Tutti Frutti (1973–1978), participou de importantes revoluções no mundo da música e da sociedade. 

Suas canções, em geral regadas com uma ironia ácida ou com uma reivindicação da independência feminina, tornaram-se onipresentes nas paradas de sucesso, sendo as mais populares "Ovelha Negra", "Mania de Você", "Lança Perfume", "Agora Só Falta Você", "Baila Comigo", "Banho de Espuma", "Desculpe o Auê", "Erva Venenosa", "Amor e Sexo", "Reza", "Menino Bonito", "Flagra" e "Doce Vampiro", dentre outras. 

O álbum Fruto Proibido (1975), lançado com a banda Tutti Frutti, é comumente visto como um marco fundamental na história do rock brasileiro, considerado por alguns como sua obra-prima. 

Em 1976, começou um relacionamento amoroso com o guitarrista Roberto de Carvalho, que desde então tem sido o parceiro da maioria de suas canções. Tiveram três filhos, entre eles Beto Lee, também guitarrista, que acompanhava os pais nos shows. Rita é vegana e defensora dos direitos dos animais.

Com uma carreira que alcançou os 60 anos, a artista passou da inovação e do gueto musical dos anos 1960 e 1970 para as baladas românticas de muito sucesso nos anos 1980 e uma revolução musical, apresentando-se com inúmeros artistas que variam de Elis Regina e João Gilberto à banda Titãs. 

Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a lista dos cem maiores artistas da música brasileira, onde Rita ocupa o 15° lugar. 




SAÚDE
Em 1996, sofreu uma queda da varanda no segundo andar de seu sítio, esfacelando seu côndilo maxilar e tendo que passar por uma cirurgia para colocação de pinos de titânio. Depois da cirurgia bem-sucedida e diante da possibilidade de retomar sua carreira, Rita ter-se-ia comprometido a largar as drogas e as bebidas alcoólicas, o que, segundo uma declaração da cantora ao programa Fantástico, da TV Globo, só o fez totalmente em janeiro de 2006, depois de procurar ajuda numa clínica de reabilitação, a que ela chama de "hospício", conseguindo frequentar palestras e fazer tratamento, obtendo êxito. 
Em maio de 2012, Rita declarou sofrer de transtorno bipolar. Em maio de 2021, ao realizar um exame de saúde de rotina, foi diagnosticada com um tumor primário no pulmão esquerdo, aos 73 anos de idade. Em abril de 2022, os exames recentes feitos pela artista já não detectaram mais a presença do tumor em seu organismo. 
Em fevereiro de 2023, Rita foi internada no hospital Albert Einstein, em São Paulo, em estado "extremamente delicado". Algumas horas após a informação ser divulgada, o marido da cantora, Roberto, disse em suas redes sociais que a internação seria "para exames e avaliações", e pediu privacidade. No início de março, o filho da cantora, João Lee, disse em suas redes sociais que a mãe estava bem, tranquilizando os fãs. No mesmo mês, Rita obteve alta do hospital. 

MORTE
No dia 8 de maio de 2023, seu estado de saúde piorou novamente, e Rita morreu cercada de sua família em seu apartamento em São Paulo. Sua família anunciou que seu velório, marcado para quarta feira (10/05) no Planetário do Ibirapuera, será aberto ao público.

Fonte: Wikipédia
Formatação: Helio Rubiales
Anterior
Próximo

hrubiales@gmail.com

0 comments: