segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

ROLANDO BOLDRIN - Arte Tumular - 604 - Cemitério Gethsêmani, São Paulo

 





Rolando Boldrin
Rolando Boldrin em 2022.
Nome completoRolando Boldrin
Nascimento22 de outubro de 1936
São Joaquim da BarraSP
Morte9 de novembro de 2022 (86 anos)
São Paulo, SP
Nacionalidadebrasileiro
Ocupação
Período de atividade19492022
Carreira musical
Instrumento(s)viola caipira

PERSONAGEM
Rolando Boldrin OMC (São Joaquim da Barra, 22 de outubro de 1936 – São Paulo, 9 de novembro de 2022) foi um apresentador, ator, cantor, escritor e compositor brasileiro. 
Morreu aos 86 anos

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Rolando Boldrin nasceu na cidade interiorana de São Joaquim da Barra, no estado de São Paulo. Desde pequeno tocava viola. Aos doze anos começou uma empreitada musical com o seu irmão, formando a dupla "Boy e Formiga", que era bem sucedida na rádio da cidade.

Aos dezesseis anos, incentivado pelo pai, Boldrin foi para a capital paulista de carona em um caminhão. Lá, antes de emplacar na carreira de cantor, foi sapateiro, frentista, carregador, garçom e ajudante de farmacêutico. Aos dezoito anos prestou serviço militar no Exército, em Quitaúna. Nos anos que se seguiram dedicou-se à atividade musical. 

Rolando Boldrin debutou na música em 1960, como participante do disco de sua futura esposa, que se tornou sua produtora, Lurdinha Pereira. Em 1974 lançou seu primeiro disco solo, "O Cantadô", pela Continental. 

Boldrin também teve uma grande experiência como ator de teleteatro da TV Tupi, entre o final da década de 1950 e começo da de 1960, ao lado de Lima Duarte, Laura Cardoso, Dionísio Azevedo e outros. O livro "A TV antes do VT" mostra várias de suas passagens na emissora, em fotos das gravações dos programas da TV Tupi, quando não havia videoteipe. 

Entre as décadas de 1960 e 1980, Boldrin atuou em aproximadamente trinta novelas da emissoras Record, Tupi e Bandeirantes. 

Como apresentador de televisão, na década de 80, esteve à frente dos programas Som Brasil, (TV Globo), Empório Brasileiro (TV Bandeirantes) e Empório Brasil (SBT). Seu ultimo trabalho como apresentador foi o programa Sr. Brasil, pela TV Cultura de São Paulo.

Recebeu o prêmio de melhor ator coadjuvante no Festival de Brasília, por sua atuação como Pedro Melo, em O Tronco (1990), filme baseado no romance homônimo do escritor goiano Bernardo Élis. 

DIVULGADOR DA CULTURA BRASILEIRA
Aproveitando o espaço na televisão, Rolando Boldrin foi um dos maiores divulgadores da música sertaneja brasileira. Em agosto de 1981 estreou o programa Som Brasil, na TV Globo, com o objetivo de divulgar a música brasileira de inspiração regional. Ele contava "causos", dançava e exibia peças teatrais e pequenos documentários. Mas o destaque eram as atrações musicais, cujo repertório incluía músicas de cantores e compositores que tinham como fonte a cultura popular. Boldrin deixou o programa em 1984, mas levou a ideia a outros programas apresentados por ele, Empório Brasileiro, Empório Brasil e Sr. Brasil.

Em 2010 foi tema do desfile da escola de samba Pérola Negra, no carnaval de São Paulo, com o enredo "Vamos tirar o Brasil da gaveta", tendo como ponto central o empenho de Boldrin em ressaltar a cultura nacional.

Em 2022, a TV Cultura homenageou o ator pelos seus 85 anos de vida com a exibição do documentário "Eu, A Viola e Deus", dirigido por João Batista de Andrade. 

Seu ultimo trabalho, o programa Sr. Brasil, na TV Cultura, foi apresentado por ele durante dezessete anos. Era casado com a produtora e cenógrafa Patricia Maia Boldrin.

MORTE
Rolando Boldrin morreu em decorrência de insuficiência respiratória e renal, aos 86 anos, em 9 de novembro de 2022. O velório foi realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo e o sepultamento no Cemitério , na capital paulista. 

Fonte: Wikipédia
Formatação: Helio Rubiales
Anterior
Próximo

hrubiales@gmail.com

0 comments: