terça-feira, 5 de abril de 2022

CAETANO DE CAMPOS - Arte Tumular - 579 - Cemitério da Consolação, São Paulo

 


ARTE TUMULAR 

Construção em formato de obelisco com o seu nome e datas gravados. Todo o conjunto é cercado por um gradil de bronze

Local:  Cemitério da Consolação, São Paulo

Discrição tumular: Helio Rubiales


Caetano de Campos
Nascimento17 de maio de 1844
São João da Barra
Morte12 de setembro de 1891
CidadaniaBrasil
Ocupaçãomédicoeducador,

PERSONAGEM
Antônio Caetano de Campos (São João da Barra, 17 de maio de 1844 — São Paulo, 12 de setembro de 1891) foi um médico e educador brasileiro. 
Morreu aos 47 anos

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA 
Estudou no Colégio Tautphoeus na capital do Império e cursou medicina na Escola de Medicina, onde entrou com 17 anos e se formou aos 23 anos, em 1867. Serviu como cirurgião na Marinha do Brasil durante a guerra do Paraguai. Vítima de beribéri, abandonou o serviço militar e prestou concurso para a disciplina de parasitologia médica na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, ficando em segundo lugar. 

Deslocou-se para São Paulo, indo residir na chácara Figueira, no Brás, de propriedade de Brazílico Aguiar, filho de Dona Domitila de Castro e Canto Melo, a Marquesa de Santos. Após algum tempo praticando medicina como médico particular, foi nomeado em 1 de janeiro de 1872 médico e cirurgião da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Estabeleceu-se na capital paulista onde acabou por se dedicar à educação. Por indicação de Rangel Pestana foi convocado pelo então presidente do estado, Prudente de Morais, para reorganizar o ensino público paulista, iniciada em 1890. 

Com a reforma que levou seu nome, institucionalizou pela primeira vez o método defendido pelo Movimento dos Pioneiros da Educação Nova, baseado no educador norte-americano John Dewey. Aglutinou diversos intelectuais e constituiu a primeira escola normal de São Paulo, a partir dos métodos modernos baseados na escola americana. 

Em 1870, transferiu-se para São Paulo, conseguindo logo grande clientela. Ainda encontrava tempo para lecionar. Rangel Pestana, reconhecendo as altas qualidades de Caetano de Campos como educador, sugeriu a Prudente de Moraes, então presidente do Estado de São Paulo, sua nomeação para o cargo de diretor da Escola Normal. O médico Caetano de Campos, diretor da Escola Normal de São Paulo, entre janeiro de 1890 e 1891, lançou a pedra fundamental do prédio que levaria seu nome, onde o curso normal iniciava a mulher para o mercado de trabalho, fornecendo-lhe alguma cultura geral sem dispensar os trabalhos manuais. Lecionando na cadeira de biologia e administrando a modelar escola, deu nova orientação ao ensino. Foi graças à orientação e influência de Caetano de Campos que surgiu a lei no 27 de 12 de março de 1890, reformando a Escola Normal e convertendo em escolas modelos, as escolas preliminares anexas. 

No final da década de 1930, a escola que mandara erguer e não viu ser finalizado na Praça da República, em São Paulo, recebeu o seu nome, sendo símbolo de uma época.

MORTE
Faleceu prematuramente em São Paulo

 Fonte
https://www.academiamedicinasaopaulo.org.br/biografias/16/BIOGRAFIA-ANTONIO-CAETANO-DE-CAMPOS.pdf
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário