sexta-feira, 25 de março de 2022

ZILDA CARDOSO (Dna.Catifunda) - Arte Tumular - 561 - Crematório de Vila Alpina, São Paulo

 


CREMAÇÃO

Seu corpo foi cremado e as cinzas entre aos familiares

Local: Crematório de Vila Alpina, São Paulo



Zilda Cardoso
Nascimento4 de janeiro de 1936
São PauloSP
Nacionalidadebrasileira
Morte20 de dezembro de 2019 (83 anos)
São Paulo, SP
Ocupaçãoatriz
humorista
Atividade1961–2000
Outros prêmios
Lista
PERSONAGEM
Zilda Cardoso (São Paulo, 4 de janeiro de 1936 — São Paulo, 20 de dezembro de 2019) foi uma atriz e humorista brasileira.
Morreu aos 83 anos

SINOPSE ARTÍSTICA
Ficou famosa por interpretar a Dona Catifunda em programas de televisão como Praça da Alegria, Praça Brasil, A Praça É Nossa e Escolinha do Professor Raimundo. Também é conhecida por ter interpretado a enfermeira Elza na novela Meu Bem, Meu Mal na Rede Globo. 



SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Zilda Cardoso nasceu na capital paulista, em 4 de janeiro de 1936. Estreou sua carreira artística na TV Paulista de São Paulo, substituindo a atriz Eloísa Mafalda, num programa humorístico. Era o ano de 1961. 

 Estreou no programa O Riso é o Limite, da TV Rio e TV Record, logo chamando atenção por sua veia cômica. Em 1962, ganhou um programa na TV Paulista, Zilda 23 Polegadas. A partir daí torna-se humorista. Sua personagem mais famosa foi Catifunda, que ela interpretou em vários programas, seu bordão famoso foi: saravá. 

Manuel de Nóbrega, o grande criador de programas humorísticos, gostou de Zilda e ela começou, em 1961, a participar do "A Praça da Alegria". Lançou seu personagem mais conhecido, Catifunda, a mendiga debochada, que fumava charuto. 

Zilda também participou de alguns filmes, dois ao lado de Mazzaropi. Fez em 1963 O Lamparina, em 1964 Meu Japão Brasileiro, em 1969 Golias Contra o Homem das Bolinhas e em 1970 Se Meu Dólar Falasse. 

Zilda atuou na novela Quatro Homens Juntos, na Rede Record, além de: Mãos Ao Ar e Meu Adorável Mendigo, na mesma emissora. Depois fez na TV Globo uma série de participações em programas humorísticos, entre eles: Os Trapalhões. Participou da série Delegacia de Mulheres, da novela Meu Bem, Meu Mal, do humorístico Escolinha do Professor Raimundo e do seriado Você Decide. 

MORTE
Foi encontrada morta no dia 20 de dezembro de 2019, em seu apartamento na cidade de São Paulo. Zilda, que fumava 3 maços de cigarro por dia, sofreu uma morte natural enquanto dormia.
Fonte: pot.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário