terça-feira, 9 de junho de 2020

HAROLDO BARBOSA - 515 - Arte Tumular - Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro



ARTE TUMULAR

Local- Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro


PERSONAGEM
Haroldo Barbosa (Rio de Janeiro, 21 de março de 1915 — Rio de Janeiro, 6 de setembro de 1979) foi um humorista, jornalista e compositor brasileiro.
Morreu aos 64 anos.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Foi amigo de infância de Noel Rosa, Almirante, Braguinha e Araci de Almeida. Durante seus mais de quarenta anos de carreira artística ele realizou mais de trezentas versões para o português de músicas estrangeiras. Foi parceiro de vários compositores e escreveu peças e roteiros de programas humorísticos. Ainda no rádio foi o criador da Escolinha do Professor Raimundo.

Na década de 1940, enquanto trabalhava na Rádio Nacional e apresentava o programa Um Milhão de Melodias, escrevia também para o jornal A Noite. Seus primeiros textos humorísticos também apareceram nessa época em programas de rádio como Cavalgada da Alegria, Rádio Tambarra e Hora dos Amigos do Jazz.

Foi um compositor de grandes sucessos como Mesa de Bar, Isso não se Aprende na Escola e De Conversa em Conversa. Além da Rádio Nacional, passou também pela Rádio Tupi, onde escreveu várias rádio-novelas, e pela Rádio Mayrink Veiga onde criou a Escolinha do Professor Raymundo, com Chico Anysio.

 Em televisão, Haroldo Barbosa estreou em 1957 na TV Rio, passando depois pela TV Excelsior e finalmente pela Rede Globo. Participou das equipes de criação dos programas Chico Anísio Show, Noites Cariocas, O Riso É o Limite, A Cidade se Diverte, Times Square, Faça Humor, Não Faça Guerra, Satiricom e O Planeta dos Homens. Em quase todos os programas formou uma parceria muito premiada com Max Nunes.

Por muitos anos escreveu uma coluna de turfe em O Globo.

Era pai da escritora e roteirista Maria Carmem Barbosa.

MORTE
Morreu aos 64 anos, de parada cardíaca, em decorrência de um câncer no esôfago .
Fonte - pt.wikipedia.org
Formatação- Helio Rubiales
Anterior
Próximo

hrubiales@gmail.com

0 comments: