segunda-feira, 25 de maio de 2020

WALDEMAR MOZEMA (Risonho da Banda Os Incríveis) - 501 - Arte Tumular -




Waldemar Mozema
Informação geral
Nome completoWaldemar Mozema
Também conhecido(a) comoRisonho
Nascimento11 de agosto de 1943
OrigemSão Paulo-SP
PaísBrasil
Mortenovembro de 8 (0 ano)
Gênero(s)Rockiê-iê-iêrock instrumental
Instrumento(s)guitarra elétrica
Afiliação(ões)Os Incríveis

PERSONAGEM
Waldemar Mozema (São Paulo, 11 de agosto de 1943, 05 de Agosto de 2019), também conhecido como Risonho, foi um guitarrista brasileiro, notório por seu trabalho com a banda Os Incríveis. 




Em 2012, ele foi eleito pela revista Rolling Stone Brasil um dos 70 Mestres Brasileiros da Guitarra e do Violão. 

Seu nome também foi lebrado pelo site oguitarrista.com/ na sua lista d"os maiores guitarristas brasileiros".

Lançado em 1962 pelo radialista Antonio Aguillar, Risonho foi integrado aos Clevers como guitarrista da banda. Havia na Rádio Nacional de São Paulo um programa comandado por Antonio Aguillar, cujo nome era “Ritmos para a Juventude”. No início a banda The Jet Black’s acompanhava os cantores que se apresentavam neste programa, mas com o sucesso, começou a trilhar seu próprio caminho. 

Foi então que houve a necessidade de se criar uma banda exclusiva para acompanhar os cantores da época, e Antonio Aguillar criou o grupo The Clevers. Para integrar seu novo conjunto, Aguillar chamou os músicos Manito, Mingo, Neno e Netinho. Neno apresentou Waldemar Mozena, guitarrista solo, ao Antonio Aguillar, que o apelidou de “Risonho”, pois o músico sorria muito quando conversavam. 

Waldemar era bancário, foi criado em Valparaíso/SP e tocava guitarra nas horas vagas. Quando entrou para os Clevers, a banda começou a fazer muito sucesso e logo seguiu para a Itália levados pelo empresário de Rita Pavone na época, Teddy Reno, tendo sido designado um empresário brasileiro para acompanha-los no lugar de Antonio Aguillar, que não poderia seguir com a banda devido aos muitos compromissos com seu programa no Brasil. 

O grupo fez muito sucesso no exterior e retornou ao Brasil mudando o nome para Os Incríveis. 

Risonho estava afastado do grupo já há bastante tempo, devido a sérios problemas de saúde. Morava com a família no interior de São Paulo 

MORTE

Foi acometido por um infarto. Sua morte foi comunicada nas redes sociais por sua esposa Marlene Mozena em 05 de agosto, segunda-feira, cumprindo um pedido do marido.

Fontes
https://luciazanetti.wordpress.com/2019/08/05/a-musica-brasileira-perde-waldemar-mozena-o-risonho-dos-incriveis-um-dos-maiores-guitarristas-do-rock-brasileiro/
pt.wikipedia.org
Formatação- Helio Rubiales
Anterior
Próximo

hrubiales@gmail.com

Um comentário: