quarta-feira, 27 de setembro de 2017

MORGANA - Arte Tumular - 417 - Cemitério da Quarta Parada, São Paulo






ARTE TUMULAR 
Local: Cemitério da Quarta Parada, São Paulo
            Gps:  23°32'46.42"S, 46°34'56.54"W
           
Morgana
Informação geral
Nome completoIsolda Corrêa Dias
Também conhecido(a) comoMorgana Cintra, A fada loura
Nascimento2 de agosto de 1934
Local de nascimentoSão Paulo
 Brasil
Data de morte4 de janeiro de 2000 (65 anos)
Local de morteSão Paulo





PERSONAGEM
Isolda Corrêa Dias,  (São Paulo, 2 de agosto de 1934 - São Paulo, 4 de janeiro de 2000) foi uma cantora brasileira. Usou como nome artístico Morgana Cintra e, posteriormente, apenas Morgana, sendo também conhecida como A fada loura.
Morreu aos 65 anos de idade.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Filha de Geraldo Corrêa Dias e Maria Helena Franco Dias, iniciou sua carreira como cantora lírica, obtendo sucesso por sete anos. Em 1958 passou a se dedicar à música popular, usando como nome artístico Morgana Cintra. Após o sucesso de Serenata do adeus, sua primeira gravação[1] para a gravadora Copacabana, gravou Mais brilho nas estrelas, que também teve grande aceitação de público e crítica (bem como Hino ao amor, a versão composta por Odair Marzano a partir do sucesso de Edith Piaf Hymne à l'amour, que seria gravada em português também por nomes como Wilma Bentivegna, Maysa e Dalva de Oliveira).
Em 1961, já com o nome artístico abreviado para Morgana, ganhou o Troféu Imprensa de melhor cantora. Outros de seus sucessos são Arrependida, Canção da tristeza, Conselho, Este seu olhar, Não pense em mim (sua bela versão da canção italiana Non pensare a me, de Claudio Villa, que também ganhou uma famosa versão em francês, Quand tu t'en iras, na voz de Mireille Mathieu) e E a vida continua.

Também atuou como cantora na televisão, cantando a música-tema da novela O Direito de Nascer, da TV Tupi, em 1965, época em que ficou carinhosamente conhecida como A fada loura. Em 1973, no auge do sucesso no Brasil e no exterior, ela decidiu trocar a carreira de cantora por uma rede de pizzarias, montada em sociedade com o marido.

MORTE
Morgana morreu em 4 de janeiro de 2000, no hospital Campo Limpo, em São Paulo, aos 65 anos.

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales
Anterior
Próximo

hrubiales@gmail.com

0 comments: