sábado, 29 de abril de 2017

LUCAS NOGUEIRA GARCEZ - Arte Tumular - 372 - Cemitério da Consolação, São Paulo

Adicionar legenda




ARTE TUMULAR
Base tumular em granito negro, em linha reta, constituída por 3 níveis, um central e dois laterais de cada lado. Na cabeceira tumular uma construção em linha reta (lápide) com o seu nome em letra de bronze. Na parte frontal uma porta de bronze dá acesso ao túmulo.
LOCAL: Cemitério da Consolação, São Paulo
Foto: Fábio Silva
Descrição tumular: Helio Rubiales

17.º Governador de São Paulo São Paulo
Período31 de janeiro de 1951
até 31 de janeiro de 1955
vice-governadorErlindo Salzano
Antecessor(a)Adhemar de Barros
Sucessor(a)Jânio Quadros
Vida
Nascimento9 de dezembro de 1913
São Paulo,SP
Morte11 de maio de 1982 (68 anos)
São Paulo,SP
Nacionalidadebrasileiro(a)
Dados pessoais
PartidoPSPArena
Profissãoengenheiro

PERSONAGEM
Lucas Nogueira Garcez (São Paulo, 9 de dezembro de 1913 — São Paulo, 11 de maio de 1982) foi um engenheiro e político brasileiro.  Recebeu o prêmio de Eminente Engenheiro do Ano em 1968. Foi governador do estado de São Paulo entre 1951 e 1955.
Morreu aos 68 anos de idade.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Formado em engenharia civil, em 1936, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, onde foi professor. Recebe o título de professor doutor em 1946 e professor emérito em 1964, sendo o sexto doutor a receber essa honraria.

Sua vida profissional começou a ganhar destaque quando assumiu a superintendência da construção da usina hidrelétrica de Avanhandava (1940) e da Fábrica Nacional de Motores (FNM-1943).

Prosseguiu atuando nas áreas de saneamento e de saúde pública até que, em 1949, ocupou o cargo de Secretário de Estado de Viação e Obras Públicas, onde conseguiu a projeção de seu nome a fim de ser eleito governador.

Eleito com o apoio do Governador Adhemar Pereira de Barros, dele se afastou após assumir o cargo de governador.

Nas eleições seguintes, em 1954 não apoiou Adhemar, que pretendia voltar ao Governo de São Paulo, o que facilitou a vitória de Jânio Quadros.

O GOVERNO GARCEZ (1951-1955)
Durante seu mandato criou o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), as Usinas Hidrelétricas do Paranapanema (USELPA), o Conselho Estadual de Higiene e Segurança do Trabalho, o Departamento de Assistência Médico-Hospitalar ao Servidor Público Estadual e o Fundo de Amparo ao Menor.

Foi grande incentivador da construção de usinas hidrelétricas, vindo a inaugurar as usinas de Salto Grande, Limoeiro, Euclides da Cunha e Barra Bonita, bem como os aeroportos de Congonhas e Viracopos e a finalização das obras da Via Anchieta, além de inaugurar a Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, onde proferiu a primeira aula em 18 de abril de 1953.

Seu governo instituiu um plano de desenvolvimento estadual denominado PAGE - Plano de Ação do Governo Estadual.

Em 1951, institui uma comissão mista criando o Parque do Ibirapuera para que esse se tornasse o marco das comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo em 1954. O arquiteto Oscar Niemeyer teve a responsabilidade pelo projeto arquitetônico, construindo, entre outros edifícios, o Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, popularmente conhecido como Oca (Parque do Ibirapuera).

Também em 1954, fundou a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, conhecida como OSESP.

PROFESSOR-PESQUISADOR E POLÍTICO
Após seu governo prosseguiu a carreira de docente e pesquisador na universidade e em institutos de pesquisa, não abandonando, contudo a política, pois em 1970 foi presidente da Aliança Renovadora Nacional (ARENA).

Ainda no período de 1967 a 1975 foi diretor das Centrais Elétricas de São Paulo (CESP) e, posteriormente, entre 1981 e 1982, presidente da Eletropaulo no governo estadual de Paulo Maluf, cargo que ocupou até o seu falecimento.

Foi autor de diversos livros destacando-se Hidrologia e Engenharia Hidráulica e Sanitária, ambos publicados pela Editora Blucher.

Fonte:pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales
Anterior
Próximo

hrubiales@gmail.com

0 comments: