sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

ALADIM - Arte tumular - 225 - Cemitério da Saudade, Mogi das Cruzes, São Paulo




Túmulo

Placa (lapide) com a sua foto e datas

ARTE TUMULAR
Túmulo de formato retangular revestido com cerâmica marrom. Na cabeceira tumular uma construção em formato capelar tendo no seu interior uma placa com o nome, foto e datas do cantor, fechado com uma porta de vidro.
Local: Cemitério da Saudade, Mogi das Cruzes, São Paulo
           Quadra 16 - Lote 2
Descrição tumular: Helio Rubiales



PERSONAGEM
José Nascimento Cardoso, mais conhecido como Aladim, nasceu em Visconde do Rio Branco (MG) no ano de 1956 e faleceu em 1992.
Morreu aos 35 anos de idade.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Aladim formou a dupla no ano de 1976, durante um concurso musical onde Aladim deu nota zero a Alan num concurso musical.
Alan, antes da carreira artística, foi torneiro mecânico. Aladim teve outras duplas com outros parceiros antes de formar a dupla Alan e Aladim e tocou quatro anos com João Mineiro e Marciano.



Alan e Aladim gravaram o seu primeiro LP no ano de 1981, pela gravadora CBS/Sony Music com ajuda de Marciano (João Mineiro e Marciano). Na época a CBS estava investindo na área sertaneja, contudo fecharam seu departamento sertanejo e eles viram-se novamente sem gravadora. Mais uma vez Marciano os apoiou, levando a dupla para a Copacabana onde permaneceram até o último LP. Em seu 1º LP pela nova gravadora fizeram sucesso com a música "Parabéns amor ",mesmo assim ficaram quase três anos sem gravar. Gravam mais três álbuns, sendo um no ano de 1987 que vendeu quase um milhão de cópias e os consagrou em todo Brasil, um segundo no ano de 1989 que vendeu 200 mil cópias, cinco meses depois já haviam vendido 500 mil repetindo o sucesso do disco anterior e ainda o último álbum da formação original, que emplacou o sucesso "Remédio ou Veneno", no ano de 1991. Os maiores sucessos da 1 Formação ainda com José Nascimento o Aladim foram as músicas ´´ Parabéns amor,"Dois Passarinhos ","Liguei pra dizer que te amo", a dois graus, dona, pra poder voltar aqui e remédio ou veneno e outras , com os sucessos dos discos a dupla conquistou três discos de ouro e um de platina.``.

MORTE
A formação original terminou em 01 de Outubro de 1992, com o falecimento de Aladim, quando fazia uma reparação em um consultório odontológico. O caso é um tanto enigmático pois relatam que foi uma infecção pós cirurgia e outra mídia diz parada cardíaca causada pela anestesia, a exemplo da saudosa Clara Nunes. O fato é que ele entrou andando e saiu no caixão. Sinistro e assustador para os Milhões que precisam deste tratamento Acabou a dupla com esta tragédia bem como o grande sucesso alcançado, deixando uma legião de fans com saudade!

Fonte:pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales
Anterior
Próximo

hrubiales@gmail.com

16 comentários:

  1. eterno Aladim , sem duvidas o melhor cantor de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  2. mais um rei da musica que partiu.
    Deus sempre escolhe os melhores para estar ao seu lado

    ResponderExcluir
  3. Tá quase informado, digo quase, pois esse cemitério nunca foi do Alto do Ipiranga e sim Bras Cubas! Mais precisamente na Vila Victória!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não não meu querido .
      morei 18 anos na rua do cemitério. .inclusive no dia da mortede aladim eu estava com a minha mãe qdo passou o caminhão com o caixao dele .
      e nas correspondencias vem alto do ipiranga.
      vc tambem esta quase informado

      Excluir
    2. serio Ismael vc viu o mortede dele...

      Excluir
  4. sou muito fã.saudades.imcomparavelmente a melhor voz sertaneja de ontem e de toda eternidade..

    ResponderExcluir
  5. o melhor cantor de todos os tempos nunca cantou precizando gritar saudades

    ResponderExcluir
  6. na verdade aladin cantava muito alan so migue tanto qe hoje en dia nao fas mais sussesso nao adianta tentar imitar aladim e unico e sempre sera

    ResponderExcluir
  7. sou fam de aladim e sempre serei meu nome e luis antonio castellam moro em sideropolis santa catarina

    ResponderExcluir
  8. meu nome geise luis antonio que nome bonito vc tem ...concordo com vc ...alan ja mais sera subistituido....

    ResponderExcluir
  9. Que pena nao sabia aladim tinha morrido . eu creci ouvindo eles era excelentes.

    ResponderExcluir
  10. Admilson Nascimento21 de maio de 2017 às 09:27

    Sempre que vou no Cemitério da Saudade não consigo sair de lá antes de ir no túmulo do saudoso Aladim. Na época eu tinha apenas 6 anos de idade.Eu morava perto da casa da família dele e a casa até hoje está do mesmo jeito em formato de Castelo...

    ResponderExcluir
  11. Aladim tinha um timbre e um potencial de voz inigualável, já vi muitos tentar imita-lo, mais praticamente ninguém conseguir. Hoje a maioria das duplas são de laboratório e quando precisam cantar ao vivo é um desastre.

    ResponderExcluir