TEMÁTICA

Este espaço destacará o túmulo de personalidades famosas do meio artístico e histórico- cultural, sem qualquer conotação político-partidária ou religiosa doutrinária.


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades famosas. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural brasileiro. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.

“MEMENTO, HOMO, QUÍA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS.

“Lembra-te, ó homem, de que és pó e ao pó has de voltar.”

terça-feira, 4 de setembro de 2012

JOSÉ BRAZ - Arte Tumular - 209 - Cemitério São João de Nepomuceno, Minas Gerais









ARTE TUMULAR

Base tumular quadrada em mármore, onde se ergue uma construção em formato de obelisco em dois tons de mármores, tendo na parte central um medalhão com a escultura da efigie do político. Encimando o monumento, uma escultura de Cristo erguendo uma cruz dirigindo-se ao céu. Na parte inferior, na base do obelisco uma placa de mármore com o seu nome gravado em relevo.
Local: Cemitério de São João de Nepomuceno, Minas Gerais
Fotos: Emanuel Messias
Descrição tumular: Helio Rubiales

PERSONAGEM
José Braz de Mendonça, (10 de julho de 1846 - 04 de fevereiro de 1926), foi um político brasileiro.
Morreu aos 79 anos de idade.
SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Em São João de Nepomuceno, Minas Gerais,  foi dirigente do Partido Republicano Mineiro. Foi eleito presidente da Câmara Municipal por várias legislaturas.
Foi casado com Carlota Vieira de Rezende.
MORTE
Morreu após uma longa enfermidade
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário