TEMÁTICA

Este espaço destacará o túmulo de personalidades famosas do meio artístico e histórico- cultural, sem qualquer conotação político-partidária ou religiosa doutrinária.


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades famosas. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural brasileiro. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.

“MEMENTO, HOMO, QUÍA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS.

“Lembra-te, ó homem, de que és pó e ao pó has de voltar.”

terça-feira, 19 de julho de 2011

CLODOVIL HERNANDES - Arte Tumular - 154 - Cemitério do Morumbi, São Paulo


ARTE TUMULAR
Placa (lápide) em bronze com o seu nome e datas em relevo, no gramado do cemitério
Local: Cemitério do Morumbi, São Paulo
Foto: Emanuel Messias
Descrição Tumular: Helio Rubiales
PERSONAGEM
Clodovil Hernandes (Elisiário17 de junho de 1937 — Brasília17 de marçode 2009), mais conhecido como Clodovil , foi um estilistaator,apresentador de televisão e político brasileiro.
BIOGRAFIAClodovil Hernandes nasceu na cidade de Elisiário, no interior do estado de São Paulo e foi adotado por um casal de imigrantes espanhóis (Domingo Hernández e Isabel Sánchez), nunca tendo conhecido seus verdadeiros pais e por 3 anos foi casado com Otavio Augusto. Foi educado em colégio interno por padres católicos; mudou-se para São Paulo para estudar Filosofia, embora nunca tenha seguido esta carreira. Falava francês e castelhano, além do português.
Início da carreira artística
Começou a carreira de estilista ainda jovem, aos 16 anos, quando um colega de classe sugeriu que desenhasse uns vestidos. Numa página de caderno desenhou 11 modelos e levou a uma loja no centro de São Paulo, onde a gerente comprou seis modelos. O talento foi reconhecido por mulheres de variadas origens sociais, desde artistas, como Elis Regina e Cacilda Becker, a empresárias, como Hebe Alves (antiga proprietária das lojas Mappin) às famílias Diniz e Matarazzo, para as quais a linha prêt-à-porter era muito apreciada. Em 1960 ganhou o primeiro Agulha de Ouro. Pioneiro, por anos seria um dos pilares da alta-costura, numa sociedade que importava modelos europeus, inaugurou uma moda made in brazil. Segundo Constanza Pascolato, “Esse termo [alta-costura] cabe especificamente às coleções de Paris. Podemos dizer que o Clô fez uma ‘moda de ateliê’ muito requintada e luxuosa, destinada a ocasiões específicas, como casamentos e coquetéis”, define.

 Nos anos 60 ganhou fama como estilista de alta costura, mantendo uma "rivalidade" com Dener.
Atuou como estilista nos anos 60 e 70, foi convidado a trabalhar na televisão, onde permaneceu por mais de quarenta anos; foi apresentador de programas em diversas emissoras
A despeito da vida de "glamour" e fama, fazia questão de demonstrar sua espiritualidade e sempre evidenciar o amor recíproco entre ele e seu grande amor, citando Deus de forma recorrente nos diálogos e entrevistas: "Eu não sou briguento. Como eu poderia ser? Eu sou temente a Deus."
Clodovil formou-se professor, mas ainda jovem se tornou um estilista conhecido no país e logo passou a trabalhar também na televisão, na qual acumulou mais de 45 anos de carreira em quase todas as emissoras de TV do país. Ficou famoso em 1976, ao ganhar o prêmio máximo no programa "8 ou 800?", apresentado por Paulo Gracindo, ao responder perguntas sobre Dona Beja.
No início dos anos 80, apresentou na Rede Globo o programa feminino TV Mulher, considerado revolucionário na época, ao lado da entãosexóloga Marta Suplicy (que viria, posteriormente, tornar-se prefeita da cidade de São Paulo). Em 1992, apresentou o programa Clodovil Abre o Jogo da extinta Rede Manchete.
Clodovil foi também premiado figurinista de teatro, além de ter trabalhado como ator. Possuía registro como cantor.
Em maio de 2001, Clodovil estreou no comando do programa Mulheres (TV Gazeta), ao lado de Christina Rocha. Polêmico como sempre, Clodovil fazia críticas à colega, ao vivo. Após alguns meses, a parceria foi desfeita, e Clodovil passou a comandar um talk-show nas noites da TV Gazeta, durante as quais preparava receitas para receber seus convidados e tratava de temas polêmicos como por exemplo a briga de Xuxa com Marlene Matos.
Costumava usar Clodovil em vez de Clodovir, sempre que na sua carreira artística assinava Clodovil Hernandes.
CARREIRA POLÍTICA
Lançou-se deputado federal nas eleições de 2006
 e tornou-se o terceiro deputado federal mais votado do País, com 493.951 votos ou 2.43% os votos válidos. Desconversava quando indagado sobre candidatar-se à Prefeitura de São Paulo.

Foi conhecido principalmente pela postura de polemizador e por declarações consideradas impróprias ou indelicadas, muitas vezes dirigidas a outras personalidades famosas. Entre outras polêmicas, estão acusações de racismo e antissemitismo.
MORTE
Clodovil Hernandes morreu em 17 de março de 2009, após ser registrada sua morte cerebral causada por um acidente vascular cerebral (AVC). O velório ocorreu no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e o sepultamento teve lugar no dia seguinte à morte no Cemitério do Morumbi na capital paulista, onde já se encontravam os restos mortais de sua mãe adotiva
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação e pesquisa:Helio Rubiales

2 comentários:

  1. Boa tarde a todos !
    Hoje estava vendo politica no you tube, e acabei entrando nume reportagem feita pelo BAT na Bandeirantes, na casa do Clodovil, fui mais a fundo e verifiquei o dia que ele morreu, foi o dia de hoje 17/03/. Gente do Nada ! Fernando Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  2. CAÇA FANTASMAS BRASIL UBATUBA SP ! PELA SRA. ROSA !
    FESTIVAL DE MODA COM NOME DE CLODOVIL FAÇAM !

    ResponderExcluir