TEMÁTICA

Este espaço destacará o túmulo de personalidades famosas do meio artístico e histórico- cultural, sem qualquer conotação político-partidária ou religiosa doutrinária.


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades famosas. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural brasileiro. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.

“MEMENTO, HOMO, QUÍA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS.

“Lembra-te, ó homem, de que és pó e ao pó has de voltar.”

domingo, 4 de abril de 2010

FELIPE DE OLIVEIRA - 105 - Arte Tumular - Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro, Brasil



ARTE TUMULAR
Complexo escultórico em granito natural e estatuário em bronze. Quatro degraus dão acesso a base tumular construida de formato irregular. De cada lado, esculturas femininas em bronze guardam o túmulo. Logo atras na parte central, blocos formando uma curva dão contorno ao monumento. Em um dos lados na parte superior está o nome do escritor em letras de bronze. So lado contrário na parte inferior do portal letras em bronze identificam a família.
LOCAL: Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro, Brasil
Descrição Tumular:HRubiales

PERSONAGEM
Felipe d´Oliveira ( Santa Maria da Boca do Monte, Rio Grande do Sul, em 23 ago 1891-Paris, França, 17 fev. 1933). Diplomado em Farmácia, transferiu-se para o Rio de Janeiro onde participou dos movimentos literários ligados ao neo-simbolismo e penumbrismo.
Fonte: Internet
Formatação e pesquisa:HRubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário