quarta-feira, 14 de abril de 2010

ABREU SODRÉ - 112 - Arte Tumular - Cemitério da Consolação, São Paulo



ARTE TUMULAR
Base tumular baixa em granito negro. Na parte superior é coberta por um tampo com uma cruz latina em alto relevo, o resto é coberto por pedras brancas (a cruz se sobressai). Na cabeceira tumular, ergue-se uma parede com 50 cm. da base, também em granito negro, com o nome do governador em bronze.
LOCAL: Cemitério da Consolação, São Paulo
Quadra 80, terreno 6 e 7.
Descrição tumular: Helio Rubiales

PERSONAGEM
Roberto Costa de Abreu Sodré (São Paulo, 21 de junho de 1917 — São Paulo, 14 de setembro de 1999) foi um advogado formado na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, empresário e político brasileiro.
Morreu aos 82 anos de idade
BIOGRAFIA
O pai, Francisco Sodré, foi o segundo prefeito do município de Santa Cruz do Rio Pardo e o responsável pela chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana. Por conta disso, um dos distritos de Santa Cruz do Rio Pardo foi batizado como "Sodrélia", em homenagem ao pai de Abreu Sodré.
Abreu Sodré foi um dos fundadores da União Democrática Nacional (UDN) em 1945 e posteriormente integrante da Arena, a partir de 1966, Foi deputado estadual e governador do estado de São Paulo de março de 1967 a março de 1971, sendo eleito de maneira indireta.
GOVERNO ABREU SODRÉ
Abreu Sodré foi o primeiro governador a ser eleito indiretamente, para o período de 1967 a 1971, durante o período da ditadura militar brasileira.
PRESIDENTE DE ESTATAL, MINISTRO E EMPRESÁRIO
Em 1980 Abreu Sodré foi um dos fundadores do Partido Democrático Social (PDS), sucessor da Arena. Abreu Sodré também foi presidente da Eletropaulo em 1982.
Na Nova República, Abreu Sodré foi Ministro das Relações Exteriores durante alguns anos do governo de José Sarney (1986-1990), tendo sido substituído no governo Collor por Francisco Rezek.
Nos seus últimos anos de vida, abandonou a vida pública, trabalhando como advogado e empresário.
Fonte: Wikipédia
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales
Anterior
Próximo

hrubiales@gmail.com

0 comments: