terça-feira, 8 de dezembro de 2009

RUTH CARDOSO - 86-Arte Tumular -Cemitério da Consolação, São Paulo






ARTE TUMULAR
Base tumular provisória, representada por um tampo em granito natural, comm uma pequena placa com o seu nome e datas, onde se lê a frase:
"Uma andorinha que fez verão"
Foto: Claúdio Zieger
Descrição tumular: Helio Rubiales



PERSONAGEM
Ruth Correia Leite Cardoso, nascida Ruth Vilaça Correia Leite (Araraquara, 19 de setembro de 1930 — São Paulo, 24 de junho de 2008) foi uma antropóloga brasileira e professora da Universidade de São Paulo.
Morreu aos 76 anos de idade.
BIOGRAFIA
Desde 1953, Ruth era casada com Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil, com quem teve três filhos. Sempre rechaçou o título de primeira-dama.
Criou e presidiu, durante o mandato de seu marido, o programa Comunidade Solidária , de combate à exclusão social e à pobreza, dentro de uma perspectiva emancipatória. Em 2000, criou a Comunitas, organização não-governamental, visando dar continuidade às atividades do Comunidade Solidária.
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Doutora em antropologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), atuou como docente e pesquisadora na USP e em várias instituições universitárias de diferentes países - Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso/Unesco), Universidade do Chile (Santiago do Chile), Maison des Sciences de L'Homme (Paris), Universidade de Berkeley(Califórnia) e Universidade de Columbia (Nova Iorque).
Era membro associado do Centro para Estudos Latino-Americanos da Universidade de Cambridge (Inglaterra) e membro da equipe de pesquisadores do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap - São Paulo).
Publicou vários livros e trabalhos sobre imigração (especialmente a japonesa), movimentos sociais, juventude, meios de comunicação de massa, violência, cidadania e trabalho.
OBRAS
 O papel das associações juvenis na aculturação dos japoneses (1959)
 Estrutura familiar e mobilidade social (1972)
 A aventura antropológica: teoria e pesquisa (1986)
 A trajetória dos movimentos sociais (1994)
 Bibliografia sobre a juventude (com Helena Sampaio) (1995)
MORTE
Morreu no dia 24 de junho de 2008 , em sua residência, em decorrência de problemas cardíacos, um dia após realizar cateterismo cardíaco e receber alta hospitalar.
Fonte:pt.wikipedia.org
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales
Anterior
Próximo

hrubiales@gmail.com

Um comentário:

  1. Vc esqueceu de colocar José Carlos Pacce, corredor da F1 que faleceu em um desastre de avião.
    Está sepultado do Cemitério do Araçá.

    ResponderExcluir