sábado, 25 de abril de 2009

TEIXEIRINHA-51- Arte Tumular - Cemitério da Santa Casa, Porto Alegre, Rio Grande do Sul








ARTE TUMULAR
Base tumular em granito marrom servindo como base para uma grande escultura em bronze do cantor., que aparece em trajes típicos gaúcho e tocando um violão. No pedestal, base tumular está o nome do cantor.
LOCAL: Cemitério da Santa Casa, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Descrição Tumular: Helio Rubiales

PERSONAGEM
Vítor Mateus Teixeira, mais conhecido como TEIXEIRINHA, (Rolante, RS, 3 de marçode 1927 — Porto Alegre, 4 de dezembro de 1985) foi um cantor e compositor brasileiro, também conhecido como o "Rei do Disco", pelos recordes de vendas de discos que conseguiu em sua época.
Morreu aos 58 anos de idade.
BIOGRAFIA
Teixeirinha teve uma infância difícil, especialmente por ter perdido aos sete anos o pai, um carreteiro, e aos nove anos a mãe, em um incêndio. Em 1960 tornou-se sucesso nacional com o lançamento de "Coração de Luto",que falava da trágica morte de sua mãe, no programa do Chacrinha. Em 1961 conheceu em Bagé a cantora Mary Terezinha, que se tornou sua efetiva companheira.
Atuou também no cinema, sendo que o filme Coração de Luto, de 1967, era uma autobiografia.
Teixeirinha é um típico músico da música gaúcha, sendo ele um ícone do estilo. Uma de suas canções mais famosas é "Querência Amada", que em sua introdução possui uma dedicatória ao pai e acabou se tornando um hino informal ao Rio Grande do Sul.
Teixeirinha e Mazzaropi foram os maiores fenômenos populares do cinema sul-americano regional. No caso do cantor gaúcho, seus filmes chegaram a superar 1,5 milhões de espectadores, obtidos apenas nos três estados do sul do país. Eram co-produzidos por distribuidores e exibidores locais, que lhes asseguravam a permanência em cartaz. Sua última produção, "A Filha De Iemanjá" foi distribuída pela Embrafilme com fracos resultados. Uma análise mais detalhada dos resultados de exibição pode conduzir a uma melhor compreensão da relação regional da distribuição e da exibição.
Fonte: Wikipédia
Formatação, pesquisa e descrição tumular: HelioiRubiales
Anterior
Próximo

hrubiales@gmail.com

Um comentário:

  1. As músicas dele são realmente escritas com o coração e continuam vivas até hoje. Ass. Cleiton Krewer

    ResponderExcluir