domingo, 15 de março de 2009

AYRTON SENNA-25- Arte Tumular - Cemitério do Morumbi em São Paulo







Placa de bronze
Vista aérea do cemitério (módulos circulares)

ARTE TUMULAR
Placa de bronze com o seu nome e datas sobre o gramado do cemitério. Na placa está escrito em relevo:
"Nada pode me separa do amor de Deus"
LOCAL: Cemitério do Morumbi, São Paulo, Brasil
Descrição tumular: Helio Rubiales



PERSONAGEM
Ayrton Senna da Silva (São Paulo, 21 de março de 1960 – Bologna, 1º de Maio 1994) foi um piloto brasileiro de Fórmula 1, três vezes campeão mundial, nos anos de 1988, 1990 e1991. Foi também vice-campeão no controverso campeonato de 1989 e em 1993.
Morreu aos 34 anos de idade
BIOGRAFIA
Paulistano nascido no tradicional bairro de Santana, filho de um empresário brasileiro, logo interessou-se por automóveis. Incentivado pelo pai, um entusiasta das competições automobilísticas, ganhou o seu primeiro kart, feito pelo próprio pai (Sr. Milton), aos quatro anos de idade, e que tinha um motor de máquina de cortar grama. A habilidade do garoto na condução do novo brinquedo impressionou a família. Aos nove anos, já conduzia jipes pelas estradas precárias dentro das propriedades rurais do pai.
Começou a competir oficialmente nas provas de kart aos treze anos. Depois de terminar como segundo colocado em várias ocasiões, em 1977 ganhou o Campeonato Sulamericano de Kart.
Em 1981 começou a competir na Europa, ganhando o campeonato inglês de Fórmula Ford 1600 e foi campeão europeu e britânico de Fórmula 2000 no ano seguinte. Nessa época adotou o nome de solteira da mãe, Senna, pois Silva é um nome bastante comum no Brasil.
Em 1983, Senna ganhou o campeonato inglês de Fórmula 3, depois de muita luta e, muitas vezes controversa, batalha com Martin Brundle. Também triunfou no prestigioso Grande Prêmio de Macau pela Teddy Yip's Theodore Racing Team, diretamente relacionado à equipe que o conduziu à F3 britânica.
Neste último campeonato, após várias vitórias em Silverstone, a imprensa inglesa especializada chegou a chamar o circuito de Silvastone em homenagem a Ayrton.


Memorial (Formula 1 estilizado) em bronze, no Ibirapuera, São Paulo, sobre o túnel que leva o seu nome
FORMULA 1
Senna atraiu a atenção de diversas equipes de Fórmula 1 como Williams, McLaren, Brabham e Toleman. Ao contrário do que se imagina, seu compatriota brasileiro, Nelson Piquet não se opôs à sua contratação pela Brabham. A patrocinadora da equipe, a Parmalat, tinha mais interesse em ter um piloto italiano na equipe do que ter dois brasileiros, influenciando na decisão da equipe em contratar o piloto italiano Teo Fabi para a temporada. Senna, imaginando que Piquet tinha mais influência na equipe, ficou ressentido declarando em uma entrevista que "Ele (Piquet) não ajudou e nem atrapalhou", dando a entender de que sua ida à Brabham foi vetada pelo então bicampeão mundial.
Assim, das três remanescentes, apenas a pequena Toleman ofereceu a ele um carro para disputar o ano de 1984
Seu excelente desempenho nas fórmulas anteriores (especialmente na Fórmula 3 inglesa em1983) o levou a estrear na Fórmula 1 no Grande Prêmio do Brasil de 1984 pela equipeToleman-Hart. Logo na sua primeira temporada na categoria máxima, Senna demonstrou rapidamente um talento excepcional levando a pequena equipe inglesa à exaustão e a obter resultados jamais alcançados. É considerado um dos maiores nomes do esporte brasileiro e um dos maiores pilotos da história do automobilismo
Ayrton Senna ganhou seu primeiro kart, um presente que deveria ter sido dado à sua irmã Viviane, que rejeitara o presente, aos três anos de idade. Era um pequeno kart, com um motor de Cortador de Grama de 1 hp. Sobre o presente, Senna disse que "até então era uma brincadeira, e eu gostei da brincadeira", o que chamou de "seu primeiro contato com o esporte". Ayrton Senna era canhoto. Na juventude correu de kart, foi campeão da Fórmula 3 britânica e fez sua estreia na Fórmula 1 em 1984, com um carro da equipe Toleman. Passou para a Lotus em 1985e ganhou seis corridas durante três temporadas. Em 1988 se juntou ao francês Alain Prost, na McLaren, e ganhou seu primeiro campeonato mundial de Fórmula 1. Também com Alan Prost, protagonizou uma das maiores rivalidades da Fórmula 1. Senna foi campeão mais duas vezes, em 1990 e 1991, sendo a de 1990 decidida de uma forma bastante controversa devido a uma colisão com Prost.
Nos dois anos seguintes com a McLaren, apesar de dirigir um carro inferior, Senna ainda venceu oito corridas e terminou o ano de 1993 como vice-campeão. Em 1994 saiu da McLaren e foi para a então dominante equipe Williams-Renault, onde encerrou sua carreira num trágico acidente na sétima volta do GP de San Marino, disputado no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, e que foi testemunhado ao vivo por milhões de fãs em todo o mundo.
Senna esteve próximo de vencer o GP de Mônaco de 1984, sua temporada de estréia, e dirigindo um carro inferior. Sua primeira vitória viria noGP de Portugal, sendo que os dois GPs foram disputados sob fortes chuvas. Detém o recorde de voltas rápidas (19), além de 65 pole-positions e 41 vitórias em 161 corridas. O seu recorde de seis vitórias no GP de Mônaco e seu primeiro título mundial em 1988 no GP do Japão são bons exemplos de sua performance.
Também é notável a dualidade de seu caráter. Esse desejo intenso de vencer na pista fazia grande contraste com sua personalidade humana e compassiva. Como um homem profundamente religioso, usou parte de sua fortuna para criar o Instituto Ayrton Senna com o propósito de ajudar os jovens pobres do Brasil e no mundo. Senna vivia sempre muito preocupado com o potencial perigo desse esporte e sempre lutou junto aos organizadores e pilotos para melhorar a segurança nas pistas.
RESUMO DA PERFOMANCE
Anos: de 1984 a 1994
Escuderias: Toleman, Lotus, McLaren, Williams.
GPs disputados: 162 (161 largadas)
Campeonatos 3 :(1988, 1990 e 1991)
Vitórias :41
Pódios: 80
Pontos: 610
Pole positions: 65
Voltas mais rápidas 19
Primeiro GP: Grande Prêmio do Brasil de 1984
Primeira vitória: Grande Prêmio de Portugal de 1985
Última vitória: Grande Prêmio da Austrália de 1993
Último GP: Grande Prêmio de San Marino de 1994
Vídeo: elpocholoco1986
MORTE
Morreu em acidente no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, durante o Grande Prêmio de San Marino de 1994.
Carro acidentado
Fonte:pt.wikipedia.org
Formatação e pesquisa: Helio  Rubiales
Anterior
Próximo

hrubiales@gmail.com

Um comentário:

  1. Que DEUS ilumine o Ayrton, protegendo, amparando, acolhendo este ser tão especial e dando paz ao seu espirito, onde quer que esteja, renovando sempre em nossos corações os melhores momentos que vivenciamos, tendo a honra de participar de sua passagem na terra e deixar-nos alegrar pelas sua conquistas vitoriosas tanto nas pistas, como ser humano, pois foi um irmão, amigo, um parente de nossa família que deixou saudades, muitas saudades. Graças a Deus, Amém!

    ResponderExcluir