quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

CLARA NUNES-05-Arte Tumular - Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro.





ARTE TUMULAR
Base tumular em mármore branco com a parte superior arredondada, tendo na lápide uma cruz e  uma foto na parte superiuor.
LOCAL:Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro.
Foto: Raul Lisboa
Descrição Tumular: Helio Rubiales


PERSONAGEM
Clara Francisca Gonçalves Pinheiro, conhecida como CLARA NUNES, (Caetanópolis,Minas Gerais, 12 de agosto de 1943 — Rio de Janeiro, 2 de abril de 1983) foi uma cantora brasileira, considerada uma das maiores intérpretes do país. Pesquisadora da música popular brasileira, de seus ritmos e de seu folclore, Clara também viajou várias vezes para a África, representando o Brasil. Conhecedora das danças e das tradições afro-brasileiras, ela se converteu à Umbanda. Clara Nunes seria uma das cantoras que mais gravaria canções dos compositores da Portela, escola para a qual torcia. Também foi a primeira cantora brasileira a vender mais de 100 mil cópias, derrubando um tabu segundo o qual mulheres não vendiam disco.
Morreu aos 39 anos de idade.
BIOGRAFIA (Resumida)
Caçula dos sete filhos do casal Manuel Ferreira de Araújo e Amélia Gonçalves Nunes, Clara Nunes nasceu no interior de Minas Gerais, no distrito de Cedro - à época pertencente ao município de Paraopeba e depois emancipado com o nome de Caetanópolis, onde viveu até aos 16 anos.
Marceneiro na fábrica de tecidos Cedro & Cachoeira, o pai de Clara era conhecido como Mané Serrador e também era violeiro e participante das festas de Folia de Reis. Mas Manuel morreu em 1944 e, pouco depois, Clara ficaria também órfã de mãe e acabaria sendo criada por sua irmã Dindinha (Maria Gonçalves) e o irmão José (conhecido como Zé Chilau). Naquela época, Clara participava de aulas de catecismo na matriz da Cruzada Eucarística. Lá também cantava ladainhas em latim no coro da igreja.
No início da década de 1960, Clara conheceu também Aurino Araújo (irmão de Eduardo Araújo), que a levou para conhecer muitos artistas. Aurino também seria seu namorado durante dez anos. Por influência do produtor musical Cid Carvalho, mudou o nome para Clara Nunes, usando o sobrenome da mãe.
Em 1960, já com o nome de Clara Nunes e ainda como tecelã, ela venceu a etapa mineira do concurso "A Voz de Ouro ABC", com a música "Serenata do Adeus", composta por Vinicius de Moraes e gravada anteriormente por Elizeth Cardoso. Na final nacional do concurso realizada em São Paulo, Clara Nunes obteve o terceiro com a canção "Só Adeus" (de Jair Amorim e Evaldo Gouveia).
MORTE
Em 5 de Março de 1983, Clara Nunes se submeteu a uma aparentemente simples cirurgia de varizes, mas a cantora acabou tendo uma reação alérgica a um componente do anestésico. Clara sofreu uma parada cardíaca e permaneceu durante 28 dias internada na UTI da Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro. Neste interím, a cantora foi vítima de uma série de especulações que circulavam na mídia sobre sua internação, entre elas "inseminação artificial, aborto, tentativa de suicídio, surra de seu marido Paulo César Pinheiro", em episódio semelhante ao ocorrido na morte de Elis Regina, no ano anterior.
Na madrugada de 2 de abril de 1983 - um Sábado de Aleluia -, Clara Nunes entrou oficialmente em óbito aos 39 anos de idade, vítima de um choque anafilático. A sindicância aberta pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro na época foi arquivada, o que geraria por muitos anos suspeitas sobre as causas da morte da cantora. O corpo da cantora foi velado por mais de 50 mil pessoas na quadra da escola de samba Portela. O sepultamento no Cemitério São João Batista foi acompanhado por uma multidão de fãs e amigos. Em sua homenagem, a rua em Madureira onde fica a sede da Portela, sua escola de coração, recebeu seu nome.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação e Pesquisa: Helio Rubiales

Vídeo: georgesquerelle007
Anterior
Próximo

hrubiales@gmail.com

3 comentários:

  1. NESTE MES DE ABRIL COMPLETARAM-SE 27 ANOS QUE PERDEMOS NOSSA "CLARA GUERREIRA". SUA VOZ, UNICA, FAZ MUITA FALTA AOS NOSSOS OUVIDOS E CORAÇOES. ELA TINHA UMA LUZ QUE CONQUISTAVA A TODOS QUE ESTAVAM A SUA VOLTA. FICAMOS ORFAOS DESSA QUE NA MINHA OPINIAO E UMA DAS MAIORES CANTORAS DO NOSSO BRASIL. SAUDADES, MUITAS SAUDADES!!! JORGE.

    ResponderExcluir
  2. meu nome e renata claranunes foi ha ,melhor nao ha igual e a unica.

    ResponderExcluir
  3. moro en rio bonito estado rj amo clanunes naci en,1973 lenbro de minha mae cantando muzicas dela e sou espitita.

    ResponderExcluir