sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

CARLOS GOMES-13 - Arte Tumular - Praça Antonio Pompeu, Campinas, São Paulo


Túmulo-monumento



ARTE TUMULAR
Monumento-túmulo de granito, construído em diversos níveis de degraus sobrepostos, sustentando um pedestal em esrilo clássico, que por sua vez sustenta em corpo inteiro a estátua em bronze do maestro, que se apresenta em atitude de regente de orquestra. O pedestal destaca em cada flanco um ramo de palma em bronze com uma lira na parte inferior, representando a vitória, o êxito sobre a morte. No centro o nome do maestro. Num nível mais inferior uma figura feminina em bronze, sentada seguando em uma das mãos um cetro e na outra uma lira, representando a cidade de Campinas. Todo o conjunto é ladeado por pilares em bronze, circundado por uma corrente, também em bronze.
AUTOR: Rodolfo Bernadelli (Guadalajara,México,1868-Rio de Janeiro,1931)
LOCAL :Praça Antonio Pompeu, Campinas, São Paulo, Brasil
Fotos: Prefeitura de Campinas.
Descrição tumular: Helio Rubiales

PERSONAGEM
Antônio Carlos Gomes (Campinas, 11 de julho de 1836 — Belém do Pará, 16 de setembro de 1896) foi um grande músicos brasileiro. O mais importante operista brasileiro do estilo romântico, com carreira de destaque principalmente na Europa. Foi o primeiro compositor brasileiro a ter suas obras apresentadas no Teatro alla Scala.
Morreu aos 60 anos de idade.
BIOGRAFIA
Carlos Gomes nasceu em Campinas e ficou conhecido por Nhô Tonico, nome com que assinava, até, suas dedicatórias. Nasceu numa segunda-feira numa humilde casa da rua da Matriz Nova, na "cidade das andorinhas". Foram seus pais Manuel José Gomes (Maneco Músico) e dona Fabiana Jaguari Gomes.
A vida de Antônio Carlos Gomes foi, sempre, marcada pela dor. Muito criança ainda, perdeu a mãe, tragicamente. Seu pai vivia em dificuldades, com diversos filhos para sustentar. Com eles, formou uma banda musical, onde Carlos Gomes iniciou seus passos artísticos. Desde cedo, revelou seus pendores musicais, incentivado pelo pai e depois por seu irmão, José Pedro de Sant'Anna Gomes, fiel companheiro das horas amargas.
É na banda do pai que ele vai fazer, em conjunto com seus irmãos, as primeiras apresentações em bailes em concertos. Nessa época, Antônio Carlos Gomes alternava o tempo entre o trabalho numa alfaiataria costurando calças e paletós, e o aperfeiçoamento dos seus estudos musicais.
Aos quinze anos de idade, compõe valsas, quadrilhas e polcas. Aos dezoito anos, em 1854, compõe a primeira Missa, Missa de São Sebastião, dedicada ao pai e repleta de misticismo. Na execução cantou alguns solos. A emoção que lhe embargava a voz comoveu a todos os presentes, especialmente ao irmão mais velho, que lhe previa os triunfos. Em 1857, compõe a modinha Suspiro d'Alma com versos do poeta romântico português Almeida Garrett.
Ao completar 23 anos, já apresentara vários concertos, com o pai. Moço ainda, lecionava piano e canto, dedicando-se, sempre, com afinco, ao estudo das óperas, demonstrando preferência por Giuseppe Verdi. Era conhecido também em São Paulo, onde realizava, freqüentemente, concertos, e onde compôs o Hino Acadêmico, ainda hoje cantado pela mocidade da Faculdade de Direito. Aqui, recebeu os mais amplos estímulos e todos, sem discrepância, apontavam-lhe o rumo da Corte, em cujo conservatório poderia aperfeiçoar-se. Todavia, Carlos Gomes não podia viajar porque não tinha recursos.
A 8 de novembro de 1863, o estudante partiu, a bordo do navio inglês Paraná, entre calorosos aplausos dos amigos e admiradores, que se comprimiam no cais. Levava consigo recomendações de Dom Pedro II para o Rei Fernando, de Portugal, pedindo que apresentasse Carlos Gomes ao diretor do Conservatório de Milão, Lauro Rossi. O jovem compositor passou por Paris, onde assistiu a alguns espetáculos líricos, mas seguiu logo para Milão.
Carlos Gomes faz jus também ao nosso reconhecimento pelo seu grande espírito de brasilidade, que sempre conservou, mesmo no estrangeiro. Quando da estréia O Guarani, em Milão, o famoso tenor italiano Villan.
Fonte: Prefeitura de Campinas
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales
Anterior
Próximo

hrubiales@gmail.com

0 comments: