domingo, 19 de janeiro de 2025

CASTRO GONZAGA - Arte tumular - 668 - Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro

 


ARTE TUMULAR

Local: Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro

Castro Gonzaga

Castro Gonzaga, em 2006.
Nome completoFrancisco de Paula Gonzaga
Nascimento28 de fevereiro de 1918
CravinhosSP
Morte2 de outubro de 2007 (89 anos)
PetrópolisRJ
Nacionalidadebrasileiro
Filho(a)(s)Reinaldo Gonzaga
Ocupaçãoator e dublador
Período de atividade1937–2007
PERSONAGEM
Francisco de Paula Gonzaga, conhecido como Castro Gonzaga (Cravinhos, 28 de fevereiro de 1918 – Petrópolis, 2 de outubro de 2007), foi um ator e dublador brasileiro. 
Morreu aos 89 anos.

BIOGRAFIA
Ao longo de sete décadas de carreira, participou de trabalhos na rádio, teatro, TV, cinema e dublagem. Pai do também ator Reinaldo Gonzaga. 

Castro Gonzaga iniciou a carreira no início dos anos 40, como radio-ator. Ao longo dos anos, trabalhou na Rádio Cultura, Rádio Bandeirantes, Rádio Record e Rádio Nacional, onde atuou em diversos programas, entre eles, a radionovela Jerônimo, o Herói do Sertão, e o humorístico Balança Mas Não Cai, ao lado de Zezé Macedo, Brandão Filho e Paulo Gracindo. 

Estreou nos cinemas em 1955, participando de Rio, 40 Graus e O Primo do Cangaceiro. Em 1972, atuou ao lado de Pelé no filme A Marcha. Participou também de dois filmes ao lado dos Trapalhões: Os Trapalhões na Serra Pelada e Os Heróis Trapalhões. 

Foi para a televisão em 1956, atuando em diversos programas e teleteatros da TV Rio. A partir daí, também esteve na TV Tupi e na TV Excelsior onde atuou em diversas telenovelas. Em 1971 foi para a Rede Globo e atuou em Meu Pedacinho de Chão como o coronel Epaminondas Napoleão, papel que reprisaria 12 anos depois em Voltei pra Você. Interpretou Zico Rosado, fazendeiro que soltava formigas pelo nariz, em Saramandaia, o Coronel Amâncio Leal em Gabriela, Capitão Gervásio Lemos em Sinhazinha Flô, Perácio Lemos em À Sombra dos Laranjais, Olegário em Gina, tio Arquimedes em Quem é Você, e o obstetra dr. Juvenal Moretti em Por Amor. Atuou também em diversos programas da emissora, como Sítio do Picapau Amarelo, Caso Verdade, Você Decide e Brava Gente. 

Castro Gonzaga também fez diversas trabalhos como dublador, sobretudo para a Disney. Entre seus personagens, estão Sr. Darling em As Aventuras de Peter Pan, Coronel Hathi, e Buzzie em Mogli - O Menino Lobo, Stromboli em Pinóquio, Tony em A Dama e o Vagabundo, uma das vozes do Popeye nas dublagens da CineCastro do personagem, Toro em Toro e Pancho, a Cobrinha Azul, entre outros. 

Seu último trabalho na televisão foi na telenovela O Profeta, de 2006. 

MORTE
O ator morreu em 2007, aos 89 anos, por falência de múltiplos órgãos.

Fonte: wikipedia
Formatação:HRubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário