sábado, 17 de dezembro de 2022

GAL COSTA - Arte tumular - 607- Cemitério da Ordem Terceira do Carmo, São Paulo, Brasil

 




ARTE TUMULAR

Tumulo em formato retangular de granito rosa polido, composto por três níveis, um central e dois laterais. Na cabeceira tumular destaca-se um mural , também em granito com um relevo circular de Cristo, nas paredes laterais estão as placas identificatórias. Na parte frontal, rente ao piso uma porta de bronze dá acesso ao tumulo

Local: Cemitério da Ordem Terceira do Carmo, São Paulo, Brasil

FOTOS: Findasgrave

Descriçao tumular: Helio Rubiales

Gal Costa
Costa se apresentando em São Paulo, dezembro de 2018
Nome completoGal Maria da Graça Penna Burgos Costa (originalmente, Maria da Graça Costa Penna Burgos)[1]
Outros nomesGal, Gracinha, Musa da Tropicália, Musa do Desbunde
Nascimento26 de setembro de 1945
SalvadorBA
Morte9 de novembro de 2022 (77 anos)
São PauloSP
Nacionalidadebrasileira
CônjugeMarco Pereira (c. 1991–92)
Wilma Petrillo (c. 1998–2022)
Filho(a)(s)1
Ocupação
PrêmiosLista
Carreira musical
Período musical1964–2022
Extensão vocalsoprano[2]
Instrumento(s)
Gravadora(s)
Afiliações
Influências
Influênciados
Página oficial
galcosta.com.br


Gal Costa
Costa se apresentando em São Paulo, dezembro de 2018
Nome completoGal Maria da Graça Penna Burgos Costa (originalmente, Maria da Graça Costa Penna Burgos)[1]
Outros nomesGal, Gracinha, Musa da Tropicália, Musa do Desbunde
Nascimento26 de setembro de 1945
SalvadorBA
Morte9 de novembro de 2022 (77 anos)
São PauloSP
Nacionalidadebrasileira
CônjugeMarco Pereira (c. 1991–92)
Wilma Petrillo (c. 1998–2022)
Filho(a)(s)1
Ocupação
PrêmiosLista
Carreira musical
Período musical1964–2022
Extensão vocalsoprano[2]
Instrumento(s)
Gravadora(s)
Afiliações
Influências
Influênciados
Página oficial
galcosta.com.br

PERSONAGEM
Maria da Graça Penna Burgos Costa (Salvador, 26 de setembro de 1945 – São Paulo, 9 de novembro de 2022), nascida Maria da Graça Costa Penna Burgos e conhecida como Gal Costa , foi uma cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira. Eleita como a sétima maior voz da música brasileira pela revista Rolling Stone Brasil, é considerada pela crítica especializada como uma das cantoras mais versáteis da música contemporânea. 

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Gal Costa (Maria da Graça Costa Penna Burgos) era filha de Mariah Costa Penna, sua grande incentivadora, falecida em 1993, e de Arnaldo Burgos. Sua mãe contava que durante a gravidez passava horas concentrada ouvindo música clássica, como num ritual, com a intenção de que esse procedimento influenciasse na gestação e fizesse que a criança que estava por nascer fosse, de alguma forma, uma pessoa musical. O pai de Gal, morto quando ela tinha quatorze anos, sempre foi uma figura ausente, vazio plenamente preenchido pelo amor de sua mãe, além dos parentes. Por volta de muito tempo se torna amiga das irmãs Sandra e Dedé (Andreia) Gadelha, futuras esposas dos compositores Gilberto Gil e Caetano Veloso, respectivamente. Em 1959, ouviu pela primeira vez o cantor João Gilberto cantando Chega de Saudade (Tom Jobim/Vinícius de Morais) no rádio; João também exerceu uma influência muito grande na carreira da cantora, que também trabalhou como balconista da principal loja de discos de Salvador da época, a Roni Discos. Em 1963, foi apresentada a Caetano Veloso por Dedé Gadelha, iniciando-se a partir daí uma grande amizade e profunda admiração mútua. 

SEXUALIDADE, MATERNIDADE E RELIGIÃO
A cantora era discreta quanto a sua vida pessoal. Durante sua vida manteve relacionamentos estáveis, mas nunca foi oficialmente casada. De 1991 a 1992, viveu junto com o empresário e violonista Marco Pereira. Gal Costa era reservadamente bissexual, e ao longo dos anos ficaram conhecidos seus relacionamentos afetivos com anônimos e famosos, dentre eles, os cantores Tom Zé e Jorge Ben Jor, a cantora Marina Lima e a atriz Lúcia Veríssimo. Costa vivia desde 1998 com a empresária Wilma Petrillo. 

Em entrevistas revelou nunca ter conseguido engravidar devido a obstrução nas trompas, doença que surgiu ainda na adolescência, e que tentou o processo de fertilização, mas não obteve êxito. Seguindo os conselhos de sua mãe, decidiu entrar na fila de adoção, mas só quando tivesse emocionalmente certa deste passo. Em 2007, conseguiu adotar um menino de dois anos de idade, que sofria de raquitismo devido às condições de miserabilidade extrema na qual vivia em uma favela carioca antes de ir para o abrigo. Ela o batizou como Gabriel. Em entrevistas, informou que o processo de adoção foi rápido, pois a criança não contemplava as características físicas que a maioria dos adotantes procurava.

Após décadas de vida no Rio de Janeiro, Gal voltou a viver em Salvador no início da década de 1990, e em 2012, mudou-se com seu filho para São Paulo, vivendo em uma mansão nos Jardins. Revelou para a mídia gostar de viver na Capital Paulista, tendo se adaptado rapidamente a grande metrópole, e que tornou-se um ser humano melhor após a chegada de seu filho. Eventualmente era vista na mídia acompanhada de homens e mulheres anônimos.

No quesito religião, Gal era adepta do candomblé, tendo sido iniciada no Terreiro do Gantois, por Mãe Menininha.

MORTE
Gal Costa morreu em 9 de novembro de 2022, aos 77 anos. A assessoria da artista não esclareceu o motivo concreto do óbito. A cantora havia completado 57 anos de carreira e era uma das atrações do festival Primavera Sound, que aconteceu em São Paulo no fim de semana anterior ao falecimento. A participação de Gal foi cancelada de última hora em razão da necessidade de recuperação da cantora após ter sido submetida a uma cirurgia para retirada de um nódulo na fossa nasal direita. Gal encontrava-se em plena atividade antes do procedimento e viajava o Brasil com a turnê "As várias pontas de uma estrela", na qual interpretava sucessos da MPB dos anos 1980. Além de espetáculos próprios, Gal estava na lista de diversos festivais de música nacionais e programava-se para uma turnê na Europa, que se iniciaria em novembro. O corpo de Gal foi velado no dia 11 de novembro, no Salão Monumental da Assembleia Legislativa de São Paulo, onde milhares de fãs puderam se despedir da cantora e prestar homenagens. No mesmo dia, seu corpo foi sepultado no Cemitério da Ordem Terceira do Carmo, no bairro da Consolação, também na capital paulista
Fonte: wikipédia
Formatação: Helio Rubiales
Anterior
Próximo

hrubiales@gmail.com

0 comments: