sábado, 11 de junho de 2022

EVANDRO CHAGAS - Arte tumular - 590 - Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro

 



ARTE TUMULAR 

Base tumular com cerca 1,00 m.de altura no sentido lateral, coberta por um tampo de mármore, na parte posterior ergue-se uma lápide em mármore branco, destacando-se do lado direito um relevo em bronze de São Francisco. Na parte central , gravado no mármore o seu nome e datas

local: Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro, Brasil

Descrição tumular: Helio Rubiales 



Evandro Chagas
Evandro Chagas em 1938.
Nascimento10 de agosto de 1905
Morte8 de novembro de 1940 (35 anos)
ÁreaMedicina

PERSONAGEM
Evandro Serafim Lobo Chagas (Rio de Janeiro, 10 de agosto de 1905 - Rio de Janeiro, 8 de novembro de 1940) foi um médico e cientista brasileiro,
Morreu aos 35 anos.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Filho primogênito do cientista Carlos Chagas com Íris Lobo. Em 1926 diploma-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e feito residência no Hospital São Francisco de Assis e no Hospital Oswaldo Cruz. Cursou paralelamente a faculdade o curso de especialização em microbiologia no Instituto Oswaldo Cruz.

Em 1930 assumiu a docência de Clínica de Doenças Tropicais e Infecciosas na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, cuja cadeira era ministrada por seu pai, Carlos Chagas. Para o preenchimento da vaga, defendeu como tese a forma cardíaca da tripanossomíase americana. Sendo um dos pioneiros no uso da eletrocardiografia, trouxe contribuições significativas sobre a doença de Chagas. 

Realizou estudos sobre febre amarela, malária, ancilostomose e, principalmente, sobre a leishmaniose, descobrindo os primeiros casos humanos dessa doença e realizando investigações clínicas e epidemiológicas em diversos estados do Brasil e também na Argentina. 

Em 1931 ocupou o cargo da Seção de Patologia Humana do Instituto Oswaldo Cruz e, em 1935, representou a instituição na IX Reunião da Sociedade Argentina de Patologia Regional do Norte, realizada na cidade de Mendoza em homenagem à memória de Carlos Chagas, recém-falecido. 

Ao retornar da Argentina, organizou o Serviço de Estudo das Grandes Endemias, para coordenar um plano de investigação médico-sanitária em diversos estados brasileiros, promove importantes pesquisas, especialmente sobre a malária, a leishmaniose e a doença de Chagas. Também criou, em 1936, o Instituto de Patologia Experimental do Norte, instalado em Belém do Pará, funcionando como filial do Instituto Oswaldo Cruz, e que mais tarde levaria seu nome, Instituto Evandro Chagas.

MORTE
 Faleceu  prematuramente vítima de acidente aéreo, em 8 de novembro de 1940, aos trinta e cinco anos, na cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales
Anterior
Próximo

hrubiales@gmail.com

0 comments: