quarta-feira, 27 de novembro de 2013

EVALDO BRAGA - Arte Tumular - 273 - Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro






ARTE TUMULAR
Tumulo em granito marrom rustico em formato retangular com cerca de 80 cm. de altura. Na cabeceira tumular, disposta lateralmente em um dos lados maiores da formas retangular, uma base, também em granito (lápide). O nome do cantor está no tampo .
Local: Cemitério São João Barista, Rio de Janeiro
Fotos: Emanuel Messias
Descrição tumular: Helio Rubiales

PERSONAGEM
Evaldo Braga (Campos dos Goytacazes, 28 de setembro de ? — Areal, 31 de janeiro de 1973) foi um cantor e compositor brasileiro de música brega e black music.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
 O cantor foi supostamente abandonado por sua mãe, uma prostituta, em um cesto de lixo, no entanto no documentário Evaldo Braga – O Ídolo Negro, Antônio C. Braga, que diz ser seu irmão, conta que Evaldo seria filho de Antônio Braga com uma amante. Então, o pai, por conta da rejeição da mulher, teria entregue o menino a uma senhora. Sem conhecer seus pais, ele viveu parte da sua infância nas ruas, chegando a ser internado no SAM (Serviço de Amparo ao Menor),2 atual fundação CASA, onde ficou por vinte anos. Conheceu em 1969, Osmar Navarro, o produtor e compositor, que o levou para gravar seu primeiro disco, o compacto "Só Quero", que atingiu o topo das paradas musicais em 1971 e vendeu mais de 150 mil cópias. Lançou seu primeiro álbum, O Ídolo Negro, sob o selo Polydor, da gravadora Phonogram, no mesmo ano. No ano seguinte, lançou o Volume 2, que continha "Sorria, Sorria", uma canção em parceria com Carmen Lúcia, que se tornou um hit, consagrando o cantor.
MORTE
 O cantor morreu em um acidente de carro na BR-3, em 31 de janeiro de 1973, e foi enterrado no cemitério São João Batista. Diversos álbuns e LPs póstumos foram lançados em homenagem ao cantor
Fonte: pot.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales


Anterior
Próximo

hrubiales@gmail.com

4 comentários:

  1. Muito linda essa homenagem ao nosso grande e eterno ídolo da música popular brasileira, Evaldo Braga parabéns Emanuel Messias.

    ResponderExcluir
  2. Pofavor visita o tumulo do ator luiz macas que esta localizado no cemiterio sao joao batista e posta pofavor

    ResponderExcluir
  3. Chorei velho me arrepiei com essa história de Evaldo, emocionante Parabéns pelo blog Nobre

    ResponderExcluir